Direitos de deficientes visuais são debatidos em audiência


26/04/2018 17:10 | Larissa Seretti - Foto : Raphael Montanaro

Compartilhar:

Mesa da audiência pública <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg222056.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg222043.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Santana Cordeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg222044.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência pública e público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg222052.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Carlos do Carmo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg222045.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sulivan Lincoln Ribeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg222046.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Severino Leite<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg222047.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cezar Liper<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg222048.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Maristela Espanhol<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg222049.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência pública e público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg222050.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a intenção de discutir os direitos de pessoas com deficiência visual, uma audiência pública sobre os desafios e as perspectivas da visão monocular foi realizada na última quinta-feira (26/4), no Auditório Teotônio Vilela.

O deputado Marcos Martins (PT), autor da Lei 14.481/2011, que classifica a visão monocular como deficiência visual, falou sobre sua importância. "As pessoas que têm uma única visão e sofrem com isso nos procuraram. Precisamos que essa lei seja respeitada. Além dos deficientes, que são os reivindicantes, esse também é um problema de todos nós."

Severino Leite Diniz, padre da paróquia Nossa Senhora Aparecida, sofreu um acidente e perdeu a visão em 1973, quando trabalhava como operador de máquina de terraplenagem. Em decorrência disso, acabou ficando sem emprego. "Não recebi indenização, e ficou por isso mesmo". Diniz ainda falou sobre o preconceito. "Existe muito desprezo pelos deficientes. Preferem cuidar de quem é perfeito, é uma consideração errônea do ser humano. Uma coisa era o Severino quando tinha a visão completa, outra é o Severino com deficência", lamentou.

Cezar Liper, presidente do Instituto Lusófono de Inclusão Social (Ilis), também é monocular " perdeu a visão em um acidente de carro. Possui carteira de deficiente na Argentina, onde já morou, mas no Brasil é aposentado por invalidez. Ele reforçou que não há informações acessíveis a respeito da deficiência e do tratamento adequado. "Há uma falta de esclarecimento. Além disso, falta acompanhamento médico, porque o SUS não cumpre o seu papel."

Durante a audiência, pessoas que possuem a deficiência questionaram a incoerência com relação à legislação, e pediram que seus direitos sejam atendidos.

Também compuseram a mesa o fisioterapeuta Eduardo Santana Cordeiro, o auditor fiscal do trabalho José Carlos do Carmo, a representante da Secretaria de Transportes Metropolitanos Maristela Hespanhol, o advogado Sulivan Lincoln Ribeiro e o defensor público Rafael Pitanga Guedes.

alesp