Delegacia da Mulher já soma mais de 3,2 mil ocorrências em Suzano
Há quase três anos em funcionamento em Suzano, a Delegacia da Mulher registrou até o último mês 3.289 boletins de ocorrência de crimes contra a mulher. Os números foram divulgados pela Delegacia ao deputado Estevam Galvão, durante visita que ele realizou ao local.
Autor do projeto que cria e instala a unidade em Suzano, Estevam acredita que o serviço criado para atender mulheres e famílias vítimas de violência doméstica favorecem a denúncia. "O problema é mais grave do que imaginamos. São registradas mais de 100 ocorrências todos os meses na cidade. Cerca de 450 medidas protetivas são autorizadas por ano em Suzano para garantir a integridade física das denunciantes", apontou.
De acordo com os números divulgados pela Delegacia da Mulher, os crimes de violência psicológica, caracterizados por ameaça - são os mais comuns. No último ano, 602 ocorrências deste tipo foram registradas. Os números competem com as lesões corporais dolosas - violência física -, que em 2017 chegaram a 557 casos.
Os casos registrados de estupro são menores, mas também expressivos - 56 no ano passado. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, já são 33 casos registrados na cidade. "Desde a instalação, a Delegacia vem registrando um aumento significativo nos registros de ocorrências e condução de medidas protetivas, muito mais porque as mulheres estão se sentindo mais seguras para denunciar a violência que sofrem. Aqui, são atendidas por mulheres preparadas para atender estes tipos de ocorrências, podem contar com proteção policial e o atendimento psicológico que precisam para enfrentar este gravíssimo problema", afirmou.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações