Professores e funcionários debatem autonomia universitária na Alesp


17/12/2018 18:48 | Evento | Da redação - Foto: da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (2º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228939.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um debate com o tema As Universidades e a Construção das Liberdades Democráticas foi realizado por representantes de docentes e servidores das universidades paulistas, na quinta-feira (13/12), no auditório Paulo Kobayashi da Alesp. O Fórum das Seis representa esses grupos na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Centro Paula Souza.

O evento teve apoio do deputado Carlos Giannazi (PSOL). Segundo ele, o debate aconteceu "após manifestação em frente à reitoria da Unesp, que pelo segundo ano seguido deixa de pagar o 13º salário dos estatutários". Os 50 anos do Ato Institucional número 5 (AI-5) foram lembrados por Giannazi, que relatou como o "instrumento foi especialmente usado contra a comunidade acadêmica, com demissões e aposentadorias compulsórias de professores e criminalização do movimento estudantil." Ele é autor do livro Marcha contra o Saber, um estudo sobre o impacto do golpe militar de 1964 e do AI-5 na USP.

O deputado também abordou o orçamento das universidades, que é baseado no repasse de 9,57% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). "A política de isenções fiscais destinada a grandes empresas onera diretamente as três universidades paulistas", disse.

Entre os presentes estavam o presidente da subseção da Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp) em Marília e professor da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, Henrique Tahan Novaes; e os professores Anderson Deo (FFC), Otaviano Helene (USP), José Vitório Zago (Unicamp) e João Chaves (Unesp).

alesp