Jooji Hato foi autor de várias leis estaduais

30/01/2019 19:24 | Mandato | Fabio Donato - Foto: Roberto Navarro

Jooji Hato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2019/fg229707.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Jooji Hato, falecido na última segunda-feira (28/1), fez uma trajetória respeitável na política.

Em 1982, foi eleito pela primeira vez vereador da cidade de São Paulo. Reeleito por seis vezes conse­cu­ti­vas, ao longo de 28 anos Jooji foi au­tor de 25 projetos que se tornaram leis muni­cipais. Dentre elas, destaca-se a Lei 11.989/1996, que tornou obrigatória a destinação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI Móvel) para cada hospital municipal.

Em 2010, Jooji Hato foi eleito deputado estadual - e reeleito em 2014. Em seus dois mandatos na Alesp, foi autor de 49 projetos de lei. Dentre eles, vale destacar o que cria o "Disque-Denúncias de Maus-Tratos aos Animais" no estado (Projeto de Lei 378/2015).

À época, o deputado ressaltou a importância de meios eficazes para proteger os animais. "Com a criação de um mecanismo para formalizar as denúncias e centralizá-las em um mesmo setor, ofereceremos à sociedade dados importantes, impondo às autoridades competentes a necessidade de apurar as denúncias e punir os seus responsáveis." A proposta encontra-se pronta para ser apreciada pelo Plenário.

Formado em medicina, Jooji sempre teve a saúde como uma das principais pautas em seus projetos. Um exemplo é o Projeto de Lei 1.343/2014, que obriga lancho­netes e restaurantes a indicar alimentos com alto teor de sódio no cardápio. A medida teve como objetivo alertar sobre os riscos de desenvolver doenças como a hipertensão arterial, diretamente relacionada ao sódio.

O deputado também foi autor da Lei 16.765/2018, que criou o cargo de técnico em imo­bi­li­­zação or­to­­pédica no qua­dro de pes­soal da área da saúde no es­tado. Ao todo, Jooji Hato propôs 49 projetos de lei na Alesp, dos quais até hoje originaram-se 16 leis estaduais.