Alesp apresenta palestras sobre a epilepsia


14/02/2019 17:24 | Evento | Laysla Jacob - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

	Leonardo Quintiliano, Luiz Fernando T. Ferreira, Regina Silvia de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230152.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 	Ciclo de Palestras sobre a Epilepsia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230153.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230154.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Laura Ferreira Guilhoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230155.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leonardo Quintiliano, Luiz Fernando T. Ferreira, Regina Silvia de Lima e Laura Ferreira Guilhoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230156.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Li Li Min, Valquíria Ferreira Silva, Leonardo Quintiliano, Luiz Fernando T. Ferreira, Regina Silvia de Lima e Laura Ferreira Guilhoto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230157.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 	Ciclo de Palestras sobre a Epilepsia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230158.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa iniciou na quarta-feira (13/2) o Ciclo de Palestras sobre a Epilepsia. A iniciativa surgiu da parceria do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia, e os objetivos são informar, diminuir preconceitos e colaborar com projetos na área. A palestra foi realizada no auditório Teotônio Vilela.

O deputado Luiz Fernando T. Ferreira (PT), 1º secretário da Casa e presidente da frente parlamentar, coordenou o evento. "Hoje iniciamos um longo ciclo de debates sobre esse tema que é considerado um tabu. O Legislativo trabalhará na construção de políticas públicas no estado para acolher e garantir os direitos das pessoas que possuem a doença", afirmou.

A palestra com o tema "Novos caminhos na realidade da epilepsia: os aspectos biológicos, psicológicos e sociais em revista" contou com palestrantes de distintas áreas: Laura Guilhoto, neurologista presidente da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE); Regina Silvia Alves, assistente social conselheira de honra na ABE; e Valquíria Gonçalves, psicóloga presidente da Federação Brasileira de Epilepsia (EpiBrasil).

O diretor executivo do ILP, Leonardo Quintiliano, esclareceu a importância do ciclo de palestras. "Ainda há muito preconceito. A Assembleia deverá debater as questões apresentadas aqui hoje, a fim de encontrar formas de o estado atuar " tanto na conscientização e na diminuição do preconceito, como na integração dessas pessoas".

A epilepsia é uma doença crônica neurológica em que o cérebro age de maneira irregular, causando descargas elétricas anormais e resultando em convulsões. Movimentos involuntários e perda de consciência também podem ocorrer nas crises convulsivas.

Ao final do evento, houve o lançamento do livro "Mais epilepsia na psicologia", organizado pelos especialistas Li Li Min e Sueli Adestro. O livro apresenta diferentes perspectivas da doença e tem como foco o atendimento prestado por profissionais da saúde.


alesp