Nova frente parlamentar deverá discutir aposentadorias


25/04/2019 16:08 | Frente Parlamentar | Luiz Rheda - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Frente Parlamentar em Defesa da Aposentadoria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233259.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa da Aposentadoria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233221.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa da Aposentadoria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233222.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa da Aposentadoria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233224.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233225.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para debater propostas que alteram o sistema de aposentadorias em âmbito nacional, estadual e municipal, foi lançada, na quinta-feira (25/4), a Frente Parlamentar em Defesa das Aposentadorias. A cerimônia, que aconteceu no auditório Paulo Kobayashi, contou com a presença de parlamentares e representantes de sindicatos e movimentos sociais.

Durante o evento, foram abordadas as políticas públicas de seguridade social desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, bem como a comparação entre os sistemas previdenciários de capitalização, proposto pelo governo federal, e o de repartição, em vigor atualmente.

Além disso, houve um debate sobre os principais pontos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que tramita na Câmara dos Deputados, avaliando seus impactos para as diferentes categorias de trabalhadores.

Para a deputada Beth Sahão (PT), coordenadora da nova frente, é preciso trazer para o debate da reforma da previdência sugestões como a melhora da gestão do sistema, a cobrança dos grandes devedores previdenciários e a taxação tributária do lucro de empresas e grandes fortunas. "O objetivo é fortalecer, mobilizar e alinhar as demandas dos diversos setores da sociedade para trazer resultados práticos que beneficiem a todos", disse.

As frentes parlamentares são associações de deputados de partidos diferentes que devem promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e órgãos públicos, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o estado referentes a um determinado setor.

Participaram do encontro o deputado Teonilio Barba (PT) e representantes de associações, sindicatos, centrais e federações de trabalhadores.

alesp