Deputados querem ouvir secretário sobre privatização de presídios


23/05/2019 16:46 | Segurança Pública e Assuntos Penitenciários | Isabella Tuma - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234542.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sargento Neri, Ed Thomas e Agente Federal Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234537.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge Caruso, Adriana Borgo, Arthur do Val e Luiz Fernando T. Ferreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234538.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arthur do Val e Luiz Fernando T. Ferreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234539.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Major Mecca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234540.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Agente Federal Danilo Balas e  Isa Penna<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234541.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234536.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Alesp em reunião conjunta com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais deverá receber o secretário estadual de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, na próxima quarta-feira (29/5).

O secretário deverá esclarecer questões relacionadas à proposta do governo de transferir para a iniciativa privada a gestão de quatro das 12 penitenciárias que estão em construção no estado.

O convite ao secretário atendeu a requerimento do deputado Luiz Fernando T. Ferreira (PT), aprovado em reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários desta quarta-feira (22/5).

Para o deputado Luiz Fernando, a medida precisa de explicações. "Uma ideia que me parece avançada, sem o menor diálogo, sem explicações para o Legislativo e a maioria aqui é contrária a isso", disse.

Presidente da comissão, o deputado Delegado Olim (PP) lembrou que segurança não se resume a policiais nas ruas, prendendo os que infringem leis, mas também é sobre quem toma conta de presidiários. "Estamos preocupados com a geração de empregos. Isso não é uma coisa que se privatize. Quem tomaria conta dos presos? Quem faz isso é polícia, que entende e sabe como funciona? Vai colocar a iniciativa privada para tomar conta? Qual o custo, quem vai construir, como seria pago? Pelo estado?", são questões a serem respondidas, disse.

O deputado Agente Federal Danilo Balas (PSL) está preocupado com a situação dos agentes penitenciários: "um agente de administração penitenciária fica por volta de sete anos e meio em regime fechado dentro de uma penitenciária. Condições de trabalho, armamento adequado e reconhecimento salarial são aspectos importantes", mencionou.

Estiveram presentes na reunião, além dos deputados citados, os parlamentares Adriana Borgo, Altair Moraes, Arthur do Val, Ed Thomas, Isa Penna, Jorge Caruso, Major Mecca, e Sargento Neri.


alesp