Dia Internacional de Combate às Drogas alerta sociedade sobre riscos da dependência
26 de junho é o Dia Mundial de Combate às Drogas. A data, definida pela Organização das Nações Unidas, foi instituída com o objetivo de alertar para os riscos da dependência química, esclarecer sobre as consequências e informar a população a respeito da importância do tratamento dos usuários e dependentes. Além disso, a data pretende reforçar o compromisso firmado por diversas nações de combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas, assim como erradicar o tráfico internacional dessas substâncias.
Os riscos à saúde e o prejuízo do convívio social estão entre as principais consequências que as drogas podem trazer. O abuso de substâncias legais (cigarros, bebidas alcoólicas, medicamentos, e outras), assim como ilegais (cocaína, maconha, LSD, etc) podem propiciar insuficiência cardíaca, pulmonar e distúrbios psiquiátricos.
O consumo de substâncias que tornam o usuário dependente já é tratado por autoridades como uma questão de saúde pública e segurança, no que diz respeito ao tráfico e a venda ilegal.
Frente de Combate às Drogas
Nesta semana foi lançada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar de Combate e Enfrentamento às Drogas, pelo deputado Rafa Zimbaldi (PSB). "A iniciativa é tornar constante o debate sebre o tema. Não podemos mais ver nossas crianças e adolescentes serem consumidos pelas drogas. O estado precisa criar políticas públicas de enfrentamento ao problema e, mais do que isso, prevenir o uso indiscriminado das drogas", afirmou. O objetivo do grupo será discutir e viabilizar medidas no âmbito estadual tanto para o tratamento para os usuários das substâncias assim como para prevenir o uso.
Um dos projetos de lei relativos ao assunto é o PL 248/2019, do deputado Rodrigo Gambale (PSL). A proposta busca estender o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para alunos de todas as escolas no Estado, assim como abranger o Ensino Médio. "O Proerd corresponde a um esforço integrado e cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, procurando preparar as crianças e os adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na condução de suas vidas. Utilizando estratégias pedagógicas adequadas, o policial militar fornece ensinamentos aos alunos para que se tornem bons cidadãos, resistam à oferta de drogas e evitem à violência", justifica o autor. O programa foi implantado em 1993 e nele as polícias militares em todo o país realizam atividades e aulas para levar informação a estudantes da educação infantil até o 7º ano do Ensino Fundamental.
Tratamento
Como um modo de combater o uso de drogas, órgãos públicos e autoridades têm buscado soluções para a questão. Aqueles que precisam de tratamento e apoio podem contar com os serviços prestados pelas UBSs (Unidade Básica de Saúde). Por meio delas, é possível receber encaminhamentos até equipes especializadas, com médicos, psicólogos e assistentes sociais, para receber o acompanhamento. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são gratuitos.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações