Emenda à LDO 2020 prevê economia para o Estado
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO 578/2019) foi enviado à ALESP em 30 de abril de 2019 e tem como finalidade orientar a elaboração do Orçamento para o ano de 2020. Os comandos previstos na LDO deverão, portanto, ser observados pelo Governador quando for pensar na proposta que será enviada até o dia 30 de setembro de 2019.
Sabemos que, para desenvolverem plenamente seu papel de fiscalização dos atos do Executivo e defenderem os interesses da população, os deputados estaduais têm direito a uma verba mensal para pagar despesas de seus gabinetes. Os parlamentares têm de apresentar justificativas e comprovações desses gastos, em consonância com os Atos n° 02/2002, Resolução n° 822/2001 e Resolução n° 824/2002 da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Consideramos ser prerrogativa fundamental do parlamentar a faculdade de abrir mão de regalias e gastos inúteis para o desenvolvimento do seu mandato e, com isso, efetivar economia relevante de recursos do Erário que poderão ser vertidos às ações fundamentais e finalísticas do Estado.
Para que isso possa ser viabilizado de maneira concreta e efetiva é que foi proposta uma emenda à LDO para que seja possível garantir o uso de eventuais economias dos gabinetes. Por meio dela, não direcionar-se-á ao Legislativo o orçamento que não será executado no ano de 2020, ficando destinado em sua origem aos projetos prioritários da população paulista.
Exemplificando. Se o Deputado Ricardo Mellão identificar, considerando o volume de recursos gastos em 2019, que em 2020 não precisará de R$ 100.000,00 de orçamento em seu gabinete, poderá indicar na elaboração do orçamento que esse montante de recursos sequer componha o orçamento da ALESP e seja direcionado na fonte para áreas essenciais do povo paulista.
Esse é o novo jeito de pensar e fazer política.
Notícias relacionadas
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações