Ato solene comemora 87º aniversário do Movimento Constitucionalista de 32


10/07/2019 19:49 | Evento | Karina Freitas - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236917.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236916.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236918.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236919.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castello Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236920.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada preside a solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236921.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Banda da Polícia Militar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Antonio Amaro dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236924.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 1932, autoridades, políticos e cidadãos do Estado de São Paulo se juntaram contra o governo provisório para pedir a criação de uma nova constituição. Foram três meses de combate entre as forças federais e as paulistas. Dentro desse contexto, o dia 9 de julho ficou conhecido pela Revolução Constitucionalista. Com iniciativa do deputado Coronel Telhada (PP), foi realizado na terça-feira (9/7) um ato solene para relembrar a data e homenagear as pessoas que lutaram na época, autoridades civis e militares do Estado de São Paulo, além do desfile cívico-militar.

Dados oficiais apontam que 934 pessoas morreram no conflito, mas há quem diga que foram muito mais. O deputado Castello Branco (PSL) mencionou mais de seis mil pessoas mortas entre os dois lados. "Foi um conflito duro, as pessoas não têm noção. Foi uma demonstração de patriotismo e de amor à democracia", disse o parlamentar.

Um dos homenageados foi o general Marcos Antonio Amaro dos Santos, do Comando Militar do Sudeste. "Estou duplamente feliz e honrado por participar desta solenidade. Tudo o que aconteceu na Revolução de 32 é modelo e exemplo para todos os brasileiros, de amor à Pátria, de civismo, de amor à liberdade e à democracia".

O deputado Tenente Nascimento (PSL) exaltou a figura da mulher dentro da revolução. "A Revolução Constitucionalista de 1932 contou com a participação feminina no desempenho de funções chaves como enfermeiras, costureiras e algumas até alçaram o posto de heroínas da revolução por assumirem a frente de batalha."

O deputado Coronel Telhada explicou que a entrega da medalha da Constituição era feita para os veteranos, pessoas que estavam presentes em 32. "Com o passar do tempo eles foram morrendo, os pouquíssimos vivos hoje estão com mais de 100 anos, então essa medalha passou a ser entregue a policiais civis e militares que se destacam nas suas atividades", disse o parlamentar, que lembrou também da ligação da Assembleia Legislativa com a data. "A Alesp tem uma ligação muito forte com a Revolução de 32, a começar pelo nome da sede do parlamento: Palácio 9 de Julho", comentou.

A Lei 9.497 de 1997 institui o dia 9 de julho como feriado estadual, sendo a data magna do estado.

Além dos citados, o evento contou com a presença de autoridades.


alesp