Renovação e representatividade política é tema de seminário


08/08/2019 14:55 | SOS Racismo | Laysla Jacob - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Tamiris de Jesus e A.D Junior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237708.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tamiris de Jesus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237709.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> AD Junior e Danilo Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237710.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237711.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A classe política foi tema de seminário na Assembleia Legislativa, na quinta-feira (8/8). O SOS Racismo, canal da Alesp que atua no combate à discriminação racial, promoveu o evento e convidou diversos convidados para falar sobre o tema da renovação e da representatividade política. Diversas organizações políticas que representam mulheres, estudantes, negros e projetos de renovação participaram do evento realizado no auditório Teotônio Vilela.

O coordenador do programa, Claudio Silva, comentou a importância de trazer este debate à Alesp. "A nossa preocupação é que estes movimentos pautem a representatividade na renovação política. Renovar por si só não da conta da demanda da crise. A crise é por renovação, mas também por representatividade. Portanto, quanto mais diversa a política for, menos crise haverá", justificou. Silva ainda destacou a importância da renovação em aspectos de gênero, geracional, raça, representação geográfica e uma série de interseccionalidades, que segundo ele, precisam de mais visibilidade na política.

Uma das convidadas do debate foi Tamiris de Jesus, representante da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). Ela destacou a atuação da organização e os ideais de trabalho. "Prezamos pelos três pilares da sustentabilidade, o social, o ambiental e o econômico, e acreditamos que a gente precisa unir gente boa independente do estágio eleitoral que ela esteja. Pode ser pessoas que estão começando agora, ou que já estão há muitos anos na política. Queremos trazer essas pessoas para construir esse desenvolvimento sustentável do país", explicou.

O evento foi mediado pelo ativista e palestrante A. D. Júnior, que encontrou nas redes sociais um caminho para a visibilidade. "As redes sociais são extremamente importantes como ferramentas para conscientização da sociedade. Essa ferramenta é um espaço para que a gente possa falar de diversas questões e, principalmente, trazer para a sociedade brasileira um conhecimento sobre a sua própria história".

alesp