Solenidade marca aniversário da Academia Nacional de Farmácia


16/08/2019 21:20 | Celebração | Laysla Jacob - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238125.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Paulo Vieira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238126.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238127.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238128.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238129.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 82º aniversário da Academia Nacional de Farmácia foi marcado por eventos no auditório Franco Montoro da Alesp na última sexta-feira (16/8). Fundada em 13/8/1937, no Rio de Janeiro, a academia atua como uma sociedade civil científica e tem como objetivos debater, divulgar e colaborar como órgão consultivo em tudo que se relacione com as ciências farmacêuticas. Durante a celebração foi apresentada palestra sobre análise clínica. O evento contou com o apoio do deputado Rafael Silva (PSB).

A palestra foi ministrada pelo farmacêutico bioquímico Radif Domingos. A temática "As análises clínicas no contexto da saúde pública" trouxe informações sobre a importância dos exames laboratoriais no prognóstico de pacientes. "As análises clínicas, desde que foram instaladas no país, serviram como complemento diagnóstico. Tanto as análises clínicas quanto os exames por imagem servem para ajudar o médico a concluir o diagnóstico. Até pouco tempo, as pessoas morriam de repente, e novas; e pelos exames laboratoriais e medicamentos, a longevidade do brasileiro aumentou. Ao diagnosticar, o médico tem condição de prevenir a doença ou tratá-la, caso instalada. Em hipótese alguma, a saúde pública existe sem as análises clinicas", explicou.

Ainda na confraternização, ocorreu a posse da diretoria da academia para o biênio 2019-2021. O novo diretor, Acacio Alves de Souza Lima Filho, comentou os desafios da instituição. "A academia é uma entidade que comporta todos os profissionais da área farmacêutica. Não uma academia exclusiva de farmacêuticos. Um grande desafio da academia é conseguir agrupar o pessoal que está espalhado por todo o Brasil. Para isso, pretendemos utilizar mais as mídias sociais. Nosso objetivo será integrar e continuar cuidando da preservação da ciência e da memória."


alesp