Atendimento psicossocial em delegacias pode voltar à discussão


30/09/2019 09:31 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Leticia Aguiar

Compartilhar:

Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240663.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Leticia Aguiar fez um requerimento, para que o Projeto de Lei 882/2003 seja incluído na Ordem do Dia e discutido no plenário da Alesp.

O projeto, de autoria do ex-deputado Romeu Tuma Junior, autoriza a instalação de equipes de plantão de atendimento psicossocial nas seccionais de polícia, distritos policiais, delegacias dos municípios e delegacias de defesa da mulher em todo o Estado.

Sem andamento desde fevereiro de 2004, a propositura teve parecer favorável nas Comissões de Constituição e Justiça e Segurança Pública da Alesp, e está pronto para ser colocado na ordem do dia.

"Muitas pessoas chegam abaladas emocionalmente a uma delegacia. Esse atendimento psicológico e social, em especial nas delegacias da mulher, onde muitas vítimas de abusos e violência estão denunciando criminosos, fará toda a diferença na vida dessas pessoas", explicou a deputada.

O projeto de Lei 882/2003, consiste na implantação de equipes de plantões de atendimento psicossocial, formadas por psicólogos e assistentes sociais, nas delegacias e distritos policiais do Estado. A medida representará um avanço no atendimento à população, pois a polícia estará voltada não só para os efeitos da violência, através das medidas de polícia judiciária, mas também auxiliando no combate de suas causas, por meio da prevenção social.


alesp