Confira o bate-papo com o deputado Rafael Silva


23/10/2019 15:35 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Rafael Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg241115.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafael Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg240974.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafael Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg240975.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafael Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg240976.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafael Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg240977.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de sete meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Rafael Silva.

Os últimos meses

Eu tenho uma expectativa positiva para esse mandato, porque eu acredito na capacidade do indivíduo em termos de crescimento. O René Descartes falou: "Quando você tem um indivíduo desenvolvido e outro indivíduo desenvolvido, você vai ter uma sociedade desenvolvida que não aceita ser enganada e escravizada". Aqui nós temos muitos jovens e eles vão passar por uma fase de aprendizado. Aquele que tiver a humildade para aprender vai crescer em termos de consciência e eu tenho certeza de que muitos terão. Enquanto você não tem essa capacidade de sabedoria, você tem posições radicais e o maniqueísmo.

Nós temos na Assembleia muitos deputados jovens, que assumem uma posição de acordo com o conhecimento que eles têm. Uns acreditam que a extrema-direita é a ideal, outros acham que a extrema-esquerda resolve tudo. Então se você busca conhecimento amplo, um filósofo já disse: "É mais importante você saber um pouco de muitas coisas, do que muito de poucas coisas". Na medida em que você tem muitas informações, você pode formar a sabedoria, ela tira o indivíduo do fanatismo e de crenças que são apenas uma posição desprovida de um raciocínio mais profundo.

Projetos, legado e futuro

Eu quero desenvolver um trabalho forte em favor de entidades filantrópicas, de hospitais filantrópicos, porque o nosso povo está desassistido ou não está assistido como deveria estar. O foco deve estar no trabalho regional, não porque eu queira entender que aquela região merece mais que as outras, mas porque eu não tenho força para trabalhar em mais regiões. E não me considero apenas regional, porque eu procuro pensar de uma forma mais abrangente.

Eu sou formado em filosofia, tenho pós-graduação em sociologia, estudei psicologia por muitos anos, então você passa a ter um pouquinho de conhecimento.

Inspiração e referências

Eu não gosto de ter um referencial e dizer que aquele é bom e o outro não presta, mas se eu for falar de um político que eu conheci de perto, eu falo do Leonel de Moura Brizola. Quem conheceu o Brizola gosta dele e quem não conheceu, tem muita restrição e chega até a odiar. O que eu falo é: eu tenho medo do homem de um livro só, porque ele passa a ter posições radicais e a ter uma consciência que não é consciência, é direcionamento. Mas me inspiro em muita gente do presente também. E gosto delas, mas eu tenho medo que essa pessoa do presente que é boa hoje cometa erros amanhã.

alesp