Inovações na saúde são debatidas em audiência pública


06/12/2019 13:20 | Encontro | Amanda Nascimento - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Marcio da Farmácia e Fabio Groff<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245401.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Érico Vasconcelos e Maria Carolina Foss<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245399.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fabio Groff e Cinira Marcondes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245400.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Antonio Rivetti e Marcio da Farmácia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245402.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcio da Farmácia e Fabio Groff	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245403.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245404.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na quinta-feira (05/12), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo abriu espaço para o evento "Desafios da inovação na saúde pública", que trouxe discussões sobre a utilização de novas tecnologias nas instituições de saúde. A reunião contou com a participação de palestrantes de entidades privadas e públicas. "A intenção é fazer com que a Alesp seja o ponto de partida justamente para levar para todas as cidades do Estado de São Paulo. Hoje a maior dificuldade da saúde é a parte tecnológica e você pode economizar nas prefeituras das cidades inovando em tecnologia. Quando você implanta a tecnologia dentro da saúde, você gera menor custo para a prefeitura e maior iniciativa para atender a população", explica o deputado Marcio da Farmácia (PODE) que apoiou o evento.

Cinira Marcondes, gerente de projetos institucionais da Merck Sharp and Dohme, participou da audiência pública. "A gente vai discutir um pouco sobre inovação. Nós somos um ente privado que buscou um ente público aqui no Brasil para poder elaborar uma transferência de tecnologia de uma vacina extremamente importante e de forte impacto na saúde pública, que é a vacina HPV".

Gabriela Capobiando é coordenadora do núcleo jurídico do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP. "O evento visa trazer algumas realizações que já existem em inovação na área farmacêutica e de empreendedorismo e, também, receber da sociedade críticas em relação ao que já está sendo feito e ao que precisa ser feito. Existe, por exemplo, a demanda de remediação que é a produção de vacinas e existe também a de prevenção, que é através de sistemas de saúde e serviços que sejam mais acessíveis e informem mais a sociedade sobre algumas necessidades e viabilize que essa sociedade se aproxime dos serviço público de saúde", afirmou.


alesp