Ato solene homenageia Padre Xico de Indaiatuba

11/12/2019 07:09 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Marcia Lia (2ª á esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245647.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um ato solene emocionante homenageou o Padre Xico e a Paróquia Santa Rita de Cássia, da cidade de Indaiatuba, terça-feira (3/12), no Auditório Paulo Kobayashi, da Alesp.

A iniciativa da atividade foi do mandato da deputada estadual Márcia Lia, que resgatou a trajetória do Padre Xico como pároco e a história da Paróquia de Santa Rita de Cássia, que se misturam há 55 anos, a partir de depoimentos de amigos e companheiros de luta e de trabalho do padre.

"Nossa homenagem é um reconhecimento ao trabalho do Padre Xico na comunidade Santa Rita de Cássia, sua atuação humanitária, sua dedicação às causas sociais, seu papel de orientador local há 55 anos", comentou a deputada.

A Paróquia foi instituída por Dom Paulo de Tarso Campos, no dia 22 de maio de 1964, durante a celebração de uma missa por Dom Bernardo Bueno Miele, Bispo Auxiliar de Campinas, no terreno onde seria construída a futura matriz.

Na ocasião, o bispo leu a provisão, documento de criação da nova paróquia, e já nomeou o primeiro pároco, o padre Francisco de Paula Cabral de Vasconcellos.

Padre Xico, que é natural de Limeira, filho de Jacinto Maria Cabral de Vasconcellos e Carolina Arruda Vasconcellos, por sua vez, havia sido ordenado presbítero no dia 1º de dezembro de 1963, na Catedral Metropolitana de Campinas, por Dom Paulo de Tarso Campos, portanto apenas cinco meses antes.