Evento discute racismo na televisão


13/12/2019 08:48 | Encontro | July Stanzioni - Foto : Sergio Galdino

Compartilhar:

Griot Jorge e  Jesus dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245879.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Preta Jaya, Griot Jorge, Jesus dos Santos e  Cidinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245880.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245881.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Racismo na Tv<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245882.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Bancada Ativista realizou na noite de quinta-feira (12/12) um debate em torno do tema "racismo na televisão". Uma das questões colocadas em discussão foi o quanto os meios de comunicação poderiam corroborar para intensificar os problemas de racismo no país.

Para Jesus dos Santos, representante da Bancada Ativista, casos como o do apresentador Silvio Santos, que foi acusado de racismo durante seu programa no dia 8/12, evidenciam o debate no parlamento. "O primeiro passo é representar junto ao Ministério Público uma ação para que o comunicador e dono do SBT, conforme diz a legislação brasileira, seja investigado quanto as denúncias de prática de racismo que ele teria cometido. Em seu último programa na TV, ele apresentou quatro concorrentes e entre eles, uma pessoa negra. Apesar de ter sido escolhida pelo público, ala foi impossibilitada por ele de ganhar o prêmio a que teria direito. Silvio Santos deu a vitória a outra pessoa", contou.

Jesus dos Santos entende que a ação configura um ato racista. Segundo ele, é preciso intensificar o debate a respeito. "Temos aprofundado essa discussão dentro da Frente de Igualdade Racial e estudado projetos de lei que viabilizem a promoção da identidade racial na comunicação brasileira, tendo em vista que o sistema vigente foi construído para inferiorizar etnias, numa política de embranquecimento".


alesp