Evento debate sustentabilidade e detenção de brigadistas em Alter do Chão
Convidados pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), representantes de organizações em defesa do ecossistema e moradores de Alter o Chão (PA) discutiram nesta segunda-feira (17/12) a prisão dos quatro brigadistas, acusados de atear fogo em parte da floresta amazônica. Também foi debatido o impacto da indústria na floresta.
O advogado do Instituto Humanidades de Direito e Democracia (IHUDD), Hugo Albuquerque, explicou que os problemas ambientais são de interesse do país como um todo. Segundo ele, o Estado de São Paulo é o grande responsável pelo desmatamento e destruição da Amazônia: "as empresas são sediadas aqui", alegou.
Também participou o artista plástico e morador da região, José Roberto Aguilar, que relatou os motivos para que ele e as entidades lutem contra detenções como a dos ativistas em Alter do Chão. Segundo ele, a luta é "contra a injustiça e uma determinada filosofia anti-humanista".
O deputado Carlos Giannazi falou sobre a situação política e climática do Brasil e afirmou que "lutar por direitos e defender a natureza" é considerado crime nos dias atuais. Ele também defendeu que a Alesp "provoque" outros poderes para defender as causas ambientais.
No mesmo dia, o juiz Alexandre Rizzi, da 1ª Vara Criminal de Santarém, no Pará, responsável pelo inquérito, negou o pedido do Ministério Público Federal de ter acesso às investigações contra os quatro brigadistas, presos por dois dias por ordem do próprio magistrado.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações