Ação busca a inclusão social de deficientes visuais
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE censo 2010), 18,6% da população brasileira possui alguma deficiência. No Estado de São Paulo, os resultados mostraram que mais de 143 mil pessoas se declararam cegas.
Com base nesses dados, a Assembleia Legislativa recebeu na segunda-feira (17/2), a exposição interativa "Cão-guia", realizada em parceria com o deputado Bruno Ganem (Podemos), com o intuito de promover a cidadania e inclusão social aos deficientes visuais.
No evento, o público foi convidado a vivenciar as dificuldades de pessoas com deficiência visual dentro do túnel sensorial - cão guia, onde entravam de óculos escuros. "Queremos mostrar aos visitantes como funciona o treinamento de um cão guia e a importância do animal para uma pessoa cega", explicou Murilo Delgado, deficiente visual.
O Programa Cão-guia é realizado através da participação social, contando com o apoio de pessoas que gostam de cachorros e dispostas a ajudar. Antes de ser realizado na Alesp, o evento aconteceu em shoppings centers e empresas com diferentes atividades.
Segundo institutos responsáveis pelo treinamento de cães-guias, existem menos de 200 animais em atividade no país. "Aos poucos estamos atingindo nosso objetivo, que é falar um pouco mais sobre o cão-guia e apresentar esse novo universo para o pessoal", explicou Murilo.
Legislação
Na Assembleia, tramitam projetos com o objetivo de atender questões sociais de pessoas com deficiências física, auditiva e visual. De autoria do deputado Caio França (PSB), o Projeto de Lei (PL) 1.120/2019, garante o acesso gratuito a certidões de registro civil e de imóveis em braille a pessoas com deficiência visual.
A proposta foi recebida pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e aguarda aprovação dos parlamentares.
Outro PL obriga a fixação de sinalização através do piso tátil nas dependências de órgãos prestadores de serviços públicos. Segundo justificativa do projeto, "os locais e repartições públicas, não apresentam condições adequadas de acessibilidade", para deficientes visuais.
De autoria do deputado Adalberto Freitas (PSL), a proposta 704/2019 foi aprovada pela CCJR e encaminhada para a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações