Telemedicina é tema de debate na Alesp


10/03/2020 15:52 | Saúde | Arthur Souza - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Mário Jorge Tsuchiya e Alex de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247569.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alex de Madureira preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247570.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mário Jorge Tsuchiya<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247571.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caio França e Edna Macedo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247572.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid e Ataide Teruel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247573.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247574.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caio França e Edna Macedo	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247575.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A convite da deputada Janaina Paschoal (PSL), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa ouviu nesta terça-feira (10/03) o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Mário Jorge Tsuchyia, para falar sobre a telemedicina na rede pública de saúde. A sessão foi realizada no Plenário José Bonifácio.

Segundo Tuschyia, a telemedicina dinamiza a vida do paciente "é o uso da tecnologia para realizar procedimentos médicos como consultas, exames e diagnósticos à distância".

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina autorizou o uso desta tecnologia, desde que o paciente tenha autorizado o procedimento e que o atendimento seja gravado.

O presidente do Cremesp explicou os riscos e desafios de trazer esse tipo de inovação para o país. "Existem locais no Brasil que não possuem uma estrutura mínima para receber a telemedicina". Já Tsuchyia comentou sobre os custos desta operação. "É uma tecnologia muito cara, que vai ter o acesso restrito àquelas pessoas com maior poder aquisitivo".

A Comissão também aprovou o Projeto de lei 665/2019 que autoriza o poder Executivo a disponibilizar para todos os municípios de São Paulo desfibriladores cardíacos.

A proposta é de autoria da deputada Beth Sahão (PT) e defende que a população tenha acesso ao equipamento para prevenir possíveis mortes por problemas cardíacos.

O deputado Alex de Madureira (PSD), que presidiu a reunião, comentou sobre o projeto. "É necessário disponibilizar o desfibrilador, porém é preciso instruir as pessoas a utilizar o equipamento de forma correta para evitar acidentes".

Os parlamentares também debateram sobre os casos do novo coronavírus (COVID-19) e nas próximas reuniões da Comissão, pretendem convidar o secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, e o infectologista, David Uip, membro do Comitê de Operações Emergenciais no combate ao COVID-19. "É um momento importante em que nós precisamos estar envolvidos para conter uma possível epidemia", comentou Madureira.

Estavam presentes na reunião os deputados Alex de Madureira, Ataide Teruel, Caio França, Edmir Chedid, Edna Macedo, Janaina Paschoal e José Américo.


alesp