Projeto torna obrigatória a instalação de banheiros químicos removíveis e com lavatórios nas feiras livres no Estado

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
22/04/2020 16:29 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Ataide Teruel

Compartilhar:

Ataide Teruel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248519.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No cumprimento de seu mandato e com foco em seus objetivos de governo, o Deputado Ataide Teruel (PODEMOS) protocolou na Alesp, o Projeto de Lei nº 242/2020, que torna obrigatória a instalação de banheiros químicos removíveis e com lavatórios, assim como a disponibilização de álcool em gel, em locais de via aberta onde funcionarem as feiras livres ou similares no Estado de São Paulo.

De acordo com o deputado "as feiras livres representam um papel econômico, social e cultural muito importante em nossa economia. Ao todo, são realizadas no Estado cerca de 1,7 mil feiras livres semanalmente, onde, somente na capital, circulam mais de três milhões de pessoas. O aspecto higiênico-sanitário precisa ser levado em consideração quando se trata do manuseio e a exposição dos alimentos, em observância à saúde do feirante e do consumidor. Por mais que as normas vigentes impostas pela vigilância sanitária sejam cumpridas pelos feirantes, há de se ressaltar a ausência de um item indispensável nas feiras livres: sanitários e lavatórios para uso exclusivo dos feirantes e dos demais frequentadores.

Assim, proponho que as feiras livres sejam obrigadas a dispor, gratuitamente, de banheiros químicos removíveis e com lavatórios, sendo: no mínimo 02 (dois) masculinos; 02 (dois) femininos e 01 (um) especialmente adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais. E todas as unidades com álcool em gel para os usuários. Ficam excluídas dessa obrigatoriedade as feiras livres ou similares realizadas em recintos que disponham de instalações sanitárias fixas", finaliza o deputado.

O Projeto segue para as avaliações das Comissões da Assembleia Legislativa. Conheça e acompanhe o Projeto de Lei:

https://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000318440&tipo=1&ano=2020


alesp