Comissão de Direitos Humanos recebe secretária para prestação de contas

Célia Parnes falou sobre as medidas adotadas para conter o impacto social causado pela Covid-19
18/06/2020 12:16 | Reunião | Luiz Rheda -Foto : Reprodução Tv Alesp

Compartilhar:

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana em ambiente virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Beth Sahão  preside a sessão virtual da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Parnes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Erica Malunguinho da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Douglas Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250006.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gil Diniz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250007.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlão Pignatari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250009.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Flaire<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250011.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250013.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na manhã desta quinta-feira (18/6), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais da Alesp ouviu a apresentação da secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, sobre as ações, programas e metas da pasta. A reunião, que aconteceu em ambiente virtual, foi presidida pela deputada Beth Sahão (PT).

Durante o encontro, os participantes discutiram temas como políticas públicas voltadas aos mais vulneráveis e ações adotadas pela secretaria para mitigar os efeitos da crise provocada pela pandemia de Covid-19 no Estado.

Célia enfatizou o trabalho desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde nos últimos nos 90 dias, como a elaboração de materiais voltados a procedimentos sanitários de higiene e à prevenção do uso de drogas. "Por meio do gabinete itinerante, temos mentido diálogo constante com outras secretarias, com os municípios e com a iniciativa privada e isso nos permite levantar dados sobre diversos assuntos para nortear nossas ações", afirmou.

A deputada Beth Sahão (PT), ao comentar a distribuição gratuita de refeições pelo Programa Bom Prato, fez um apelo para uma maior assistência para pessoas em situação de rua. "A quantidade disponível de centros de acolhida, em especial na capital, é insuficiente para suprir a necessidade", disse.

O deputado Douglas Garcia (PSL) também participou do debate e pediu um emprenho maior por parte do governo para que sejam contratados mais assistentes sociais. "Eles são importantes para acompanhar as crianças em processos judiciais de alienação parental e, às vezes, os processos ficam parados porque não há profissionais disponíveis", explicou.

Em resposta aos parlamentares, a secretária Célia Parnes afirmou que a pasta está ciente dessas situações e que medidas já estão sendo adotadas. "Os centros de acolhida para população de rua são de extrema importância, tanto que 50 novas unidades já foram abertas", disse. E finalizou informando que "a questão do acompanhamento feito por assistentes sociais em processos de alienação parental vai ao encontro das ações da secretaria voltadas para crianças, como o Programa Criança Feliz".

Além dos já citados, participaram da reunião os deputados Carlão Pignatari, Douglas Garcia, Erica Malunguinho, Gil Diniz, Márcia Lia e Rafael Silva.


alesp