Opinião - Ex-deputado Jairo Ribeiro de Mattos morre aos 89 anos em Piracicaba

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
15/07/2020 14:42 | Atividade Parlamentar | Alex de Madureira

Com imenso pesar que recebi na manhã desta terça-feira (14/7) a notícia do falecimento do fundador do Lar dos Velhinhos de Piracicaba, ex-vereador e deputado estadual, Jairo Ribeiro de Mattos, aos 89 anos. Vítima de um AVC, Jairo Mattos ficou hospitalizado e faleceu na noite de domingo (12/7), em Piracicaba.

Um grande brasileiro, Jairo Mattos, era doutor em Agronomia, foi engenheiro agrônomo e professor da ESALQ/USP, detentor de 46 medalhas conquistadas em competições esportivas. Escultor, tendo se destacado no Salão de Belas Artes de Piracicaba, do qual foi presidente e membro da Comissão de Seleção e Premiação.

Exerceu o cargo de vereador de Piracicaba na legislatura de 1973-1977, e foi por três vezes eleito deputado estadual (1979/1983; 1987/1991 e 1991/1995), atuando na 9ª, 11ª e 12ª Legislatura, sempre desempenhando a função com destemor, como um homem sério e íntegro.

Proprietário das rádios Educadora AM e Jovem Pan FM de Piracicaba, além de detentor de diversos outros atributos. Sua história de vida esteve também entrelaçada à do Lar dos Velhinhos de Piracicaba - entidade que mudou a concepção de como lidar com a melhor idade em todo o Brasil, servindo como referência -. Jairo Mattos foi fundador do Lar dos Velhinhos, onde atuou como voluntário por mais de 40 anos. Era seu atual presidente.

Neste momento de grande tristeza e pesar, só posso desejar à família e a todos que tiveram o prazer de conviver com Jairo Mattos, força e sabedoria para enfrentar esse momento de dor. Oro a Deus para que conforte e console o coração de todos.

Alex de Madureira é deputado estadual pelo PSD.