Solicitada fiscalização de depósito de nitrato de amônia em Cubatão

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
10/08/2020 16:56 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Coimbra

Compartilhar:

Tenente Coimbra (imagem de arquivo)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg252436.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Tenente Coimbra (PSL) solicitou ao Ministério da Defesa a vistoria e fiscalização do armazenamento, no polo industrial de Cubatão, de uma quantidade 10 vezes maior de nitrato de amônio do que a que causou a mega explosão no Líbano, deixando pelo menos 157 mortos e mais de cinco mil feridos. No Porto de Beirute, local da tragédia, estavam estocadas cerca de 2.700 toneladas desse material.

O parlamentar paulista recorda que, além do perigo iminente, em 2017 já houve uma explosão e o vazamento desse mesmo produto em Cubatão. Funcionários do polo industrial reclamam que falta segurança e fiscalização por parte das empresas, que já chegaram a guardar mais de 10 mil toneladas de nitrato de amônio no local.

"Desde que a tragédia no Líbano ocorreu, recebemos algumas denúncias sobre as más condições de estocagem desse material por aqui. Por isso, protocolamos uma solicitação no Ministério da Defesa para verificar como estão sendo armazenados esses produtos", afirmou Coimbra.

O material é utilizado tanto no setor agrícola, para fazer fertilizantes, quanto no industrial, para realização de explosivos e cargas explosivas. "Vamos fiscalizar de perto para que a população de Cubatão e da nossa Baixada Santista esteja segura", concluiu o deputado.


alesp