Projeto de ajuste fiscal e cortes de verbas a universidades paulistas são discutidos

Deputados também falaram sobre regimento da CPI das Fake News e punição aplicada a PM
24/08/2020 16:53 | Plenário | Mauricia Figueira - Foto: Sergio Galdino

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253225.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253226.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253195.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253196.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253197.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253198.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na tarde desta segunda-feira (24/8), os deputados paulistas ocuparam a tribuna da Alesp para falar sobre diversos assuntos. O Projeto de Lei 529/2020, de autoria do governador, foi comentado pelos deputados Castello Branco (PSL) e Carlos Giannazi (PSOL). Além disso, segurança pública e CPI das Fake News também foram abordados.

O deputado Castello Branco iniciou os discursos criticando o Projeto de Lei 529. "É o pacote da maldade, o ajuste fiscal causará muitos malefícios à população. Ele junta assuntos díspares que vão causar grande prejuízo à nossa economia já debilitada. Será desastroso", afirmou.

Ainda sobre o projeto do governador, Carlos Giannazi ressaltou artigo que diminui isenção do IPVA para as pessoas com deficiência. "É uma perversidade", comentou. Outro artigo do projeto trata do financiamento às universidades públicas paulistas. Giannazi comentou reportagem de um jornal de grande circulação sobre essas instituições. "São Paulo é o estado que representa hoje o epicentro do coronavírus, e nesse ambiente o Doria faz um ataque mortal à pesquisa científica, 40% das publicações sobre Covid-19 são feitas por cientistas das nossas três universidades públicas. Exatamente essas universidades que o Doria ataca no Projeto de Lei 529/2020".

Em seguida, Douglas Garcia (PTB) comentou a impossibilidade de apresentar requerimentos na CPI das Fake News por não ser titular da comissão. "A CPI entendeu que não posso apresentar requerimentos. Isso sempre aconteceu na Assembleia Legislativa. Isso é instrumentalização da CPI para perseguição política de todos aqueles que se posicionam como conservadores e apoiam o governo".

Gil Diniz (sem partido) lamentou perdas judiciais em processo movido contra blog de notícias. Segundo ele, o referido blog publicou uma errata a respeito, o que não sana os danos a ele causados.

Na semana passada, um policial militar guinchou o veículo de vereadora da cidade de Marília por estar com licenciamento vencido e pneus gastos. De acordo com o deputado Major Mecca (PSL), a vereadora tentou reverter a situação e o policial foi transferido. "Exigimos respeito à nossa farda. Uma vereadora que liga de madrugada para o comandante de batalhão está praticando tráfico de influência. Ela deve ser cassada pela Câmara dos Vereadores de Marília".

Presidiram a sessão os deputados Douglas Garcia e Gil Diniz.


alesp