Ato solene debate ensino em tempos de pandemia


24/08/2020 21:16 | Evento | Barbara Moreira - Foto: Reprodução TV Alesp

Compartilhar:

Ato Solene em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253272.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253273.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253274.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253275.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253276.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253277.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Miguel Arroyo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253278.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253299.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253300.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253302.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253303.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um ato solene intitulado "Verdades e valores em tempos de anormalidades pandêmicas e políticas" discutiu, nesta segunda-feira (24/8), questões relacionadas ao ensino no contexto da pandemia. O encontro, solicitado pela deputada Professora Bebel (PT), aconteceu em ambiente virtual.

A parlamentar fez ponderações sobre a desigualdade exposta pelo sistema de aulas remotas: "Não dá para falar em igualdade educacional se não tivermos um ponto de partida igual e não temos", devido à falta de acesso às tecnologias e internet, o que impossibilita muitos estudantes de acompanharem as atividades. "Estamos falando de um país pobre, onde as crianças vão para a escola para se alimentar", complementou.

No entanto, apesar de acreditar que a questão precisa ser debatida, Bebel defende que as aulas não retornem neste ano em razão da falta de condições sanitárias. "Nem a rede pública nem a particular estão preparadas para a volta às aulas, porque estamos em pandemia, esta é a questão".

O cientista social, mestre em Ciência Política e doutor em Educação, professor Miguel Arroyo, discursou durante o encontro. Ele expôs a necessidade de um ensino humanizado e ressaltou a importância da manutenção da vida para além do ano letivo. "Estamos muito mais preocupados em regulamentar, aprovar, reprovar, expulsar do que com os processos humanos", pontuou.

Arroyo definiu o retorno como desafiante e, ao falar sobre os atos de desigualdade perpetrados contra as minorias do país, refletiu: "Por que a escola reprova os que a sociedade reprova? Isso é terrível". Ao final da solenidade, os convidados puderam elaborar questionamentos, respondidos por ele.


alesp