Considerado o berço da democracia nas Américas, São Vicente completa 489 anos

Da cidade mais antiga do país partiu a expedição que fundou a cidade de São Paulo
19/01/2021 18:00 | História | Maurícia Figueira

Fundação de São Vicente de Benedito Calixto de Jesus - Acervo do Museu Paulista da USP (Fonte: Wikipédia)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2021/fg259922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cidade mais antiga do país, São Vicente, completa 489 anos. Martim Afonso de Souza foi enviado pelo rei D. João III como comandante da 1ª expedição colonizadora do Brasil. A ideia era evitar invasões estrangeiras e povoar as terras, além de buscar riquezas da região.

Em São Vicente já havia um pequeno povoado quando Afonso de Souza chegou, no dia 22 de janeiro de 1532. Souza elevou o povoado à categoria de vila, o que significou a possibilidade de o local ter juízes, câmara e pelourinho, além de ser oficialmente reconhecida pela metrópole. Ele também instalou os símbolos da colonização: pelourinho, Câmara, cadeia e igreja. Afonso de Souza oficializou, portanto, a colonização portuguesa em São Vicente.

Porém, além de já ter moradores portugueses, o lugar já havia sido batizado 30 anos antes, também num dia 22 de janeiro. Em 1502, uma expedição comandada por Gaspar de Lemos encontrou o local e deu o nome de São Vicente.

Primeiras eleições no continente americano

As primeiras eleições da história das três Américas ocorreram em São Vicente, em agosto de 1532. A eleição para os representantes da Câmara dos Vereadores deu o título de "Berço da Democracia nas Américas" a São Vicente. Um mês depois, o local se tornou a Capitania Hereditária de São Vicente.

Onda gigante

Menos de dez anos depois de sua fundação, uma onda gigante atingiu a vila. Historiadores afirmam que a onda destruiu a igreja matriz, o pelourinho, a Câmara, a cadeia e muitas casas, no final de 1541. Uma curiosidade: o pelourinho foi retirado da água e reerguido m 1543, no primeiro trabalho subaquático do país. Nova igreja foi construída num lugar mais alto e mais longe do mar.

São Vicente foi também a primeira capitania a ter um engenho de açúcar, mas a produção não prosperou. A falta de recursos, ataques de invasores " pelo mar " e de índios " por terra " levaram os vicentinos a procurarem novas terras, subindo a Serra do Mar. De São Vicente partiram expedições para explorar o país, como a que fundaria, em 1554, a cidade de São Paulo.

Comemorações na pandemia

Tradicionalmente, os moradores da cidade apresentam a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, na praia, com grande público. Neste ano, devido à pandemia, a apresentação será virtual. Cinco capítulos da encenação e bastidores foram lançados no YouTube e já estão disponíveis.