Mais moderna, Rede Alesp inaugura novas instalações

Projeto integra comunicação da Casa em um mesmo ambiente
09/02/2021 16:48 | Inauguração | Luiz Rheda - Foto:Bruna Sampaio

Compartilhar:

Inauguração da Rede Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260439.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Milton Leite Filho, Cauê Macris e Enio Tatto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260441.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Inauguração da Rede Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260443.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Inauguração da Rede Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260440.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo inaugurou, na tarde desta terça-feira (9/2), as novas instalações da Rede Alesp. A solenidade, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Cauê Macris, contou com a presença do primeiro e do segundo secretário, deputado Enio Tatto e Milton Leite Filho, respectivamente.

Localizado no terceiro andar do prédio, o espaço que vai abrigar toda comunicação da Assembleia tem aproximadamente 800 metros quadrados e passou por um processo de modernização das instalações nos últimos meses. No mesmo ambiente deverão funcionar televisão, imprensa, fotografia, gráfica e comunicação social.

Hoje a Rede Alesp não é somente um canal institucional de televisão, mas uma produtora de conteúdo capaz de gerar material que pode ser utilizado em múltiplas plataformas de mídia.

Para o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, essa transformação é resultado da administração compartilhada entre os membros da Mesa Diretora da Casa, o que, a seu ver, permitiu a implementação de um novo conceito de gestão no Poder Legislativo.

"Nós mudamos totalmente a sistemática do modelo de comunicação do Legislativo estadual, principalmente por meio de recursos tecnológicos, como a internet. Isso aconteceu devido à necessidade que tínhamos de que o setor de comunicação da Casa fosse também um produtor de conteúdo de mídia para todos os parlamentares", disse, ao explicar que as gravações da Rede Alesp têm sido usadas pelos deputados para alimentar suas redes sociais.

A ideia de centralizar tudo na mesma sala surgiu em 2017, quando a Mesa Diretora autorizou a realização de estudos para analisar a viabilidade do projeto.

Desde então, além da readequação da área, foi feita também a troca de equipamentos utilizados no dia a dia, como a substituição de aparelhos analógicos por digitais e a instalação de fibra ótica por todo o prédio. Nesse processo, as fitas e os CDs deram lugar a arquivos digitais que são gravados, editados, transferidos e transmitidos virtualmente.

Tais medidas, que criaram uma rede alta velocidade, devem permitir que o conteúdo seja transferido de forma mais rápida e que a transmissão aconteça com mais qualidade.

Para o primeiro secretário, deputado Enio Tatto, "a modernização da comunicação da Casa é resultado da gestão singular da Mesa Diretora, porque essa reestruturação era um sonho e ficou muito bonita. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que é um dos maiores parlamentos do Brasil e da América Latina, precisava ter um setor de comunicação adequado".

O novo espaço conta com uma central técnica, que controla a gravação e exibição do conteúdo produzido ao vivo ou gravado no estúdio ou nas dependências do prédio. Além disso, é possível encontrar ainda aparelhos responsáveis pelo armazenamento de tudo que foi produzido pela televisão da Alesp desde a sua criação até hoje.

O segundo secretário, deputado Milton Leite Filho, declarou ser "gratificante poder entregar isso para a população num período de dois anos, que foi marcado por uma pandemia. A mudança na Rede Alesp foi feita para levar mais eficiência e mais transparência à população, gastando menos recursos públicos, porque a maior economia da história da Assembleia aconteceu nessa legislatura".

Além dos citados, também participou da solenidade de inauguração, o deputado Delegado Olim (PROGRESSISTAS).

alesp