Presidente da Assembleia fala sobre as expectativas à frente do cargo


17/03/2021 12:06 | Entrevista | Luiz Rheda - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Entrevista com Carlão Pignatari em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263030.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Entrevista com Carlão Pignatari em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263031.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Entrevista com Carlão Pignatari em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263033.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Entrevista com Carlão Pignatari em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263034.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Entrevista com Carlão Pignatari em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263035.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em entrevista concedida à Rede Alesp, na manhã desta quarta-feira (17/3), o novo presidente da Assembleia, deputado Carlão Pignatari, falou sobre os planos para a condução dos trabalhos no Legislativo paulista. Ele foi escolhido, para chefiar a Alesp, pelos deputados estaduais, na última segunda-feira (15/3), sendo eleito com 65 votos.

Pandemia

Durante a conversa, o parlamentar manteve o foco sobre o combate à Covid-19 no Estado. "Sou completamente contra essas brigas políticas em torno da doença. Nós temos que fazer uma união entre a população, políticos e empresários para que consigamos, o mais rápido possível, imunizar toda a população e sair dessa grave crise sanitária e econômica pela qual São Paulo, Brasil e o mundo estão passando", disse.

Para isso, o presidente da Alesp estuda a elaboração de um projeto de lei que autorize o governo a comprar imunizantes no mercado internacional para complementar as doses distribuída pelo governo federal. A medida, segundo ele, evitaria atrasos na vacinação em caso de problemas com o repasse de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

Carlão Pignatari falou ainda sobre medidas para mitigar os efeitos econômicos e sociais causados pelo novo coronavírus, como a votação do Projeto de Lei 124/2021, que permite que o Executivo ofereça auxílio de R$ 450 ao cidadão paulista desempregado. "Essa é uma proposta muito importante e necessária, porque as pessoas vão poder se capacitar para trabalhar nos seus municípios e, enquanto isso, receber uma ajuda de custo do governo do Estado, benefício que será complementado pelo auxílio que deve ser pago pelo governo federal" explicou.

Gestão

Outro ponto abordado foi a gestão administrativa da Assembleia Legislativa. O novo presidente da Alesp disse que deve dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo seu antecessor. "A modernização e transparência que o ex-presidente Cauê Macris deu a esta Casa foi muito importante e é algo que tem que ser mantido e aprofundado. Fazendo isso, vamos possibilitar que as pessoas entendam que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo é de todos nós, não apenas nós deputados, mas de todos os cidadãos paulistas", argumentou.

Em 2020, os deputados da Alesp aprovaram uma série de medidas de austeridade, como a redução do salário dos parlamentares, de despesas da Casa e da verba de gabinete. Os recursos foram doados ao governo do Estado para o combate à Covid-19.

Ao longo da conversa transmitida ao vivo pela Rede Alesp, o deputado Carlão Pignatari disse que este ano ações semelhantes podem ser adotadas.

"No que for preciso, temos que auxiliar, inclusive com redução de despesa. Precisamos mostrar para as pessoas que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo está fazendo sua parte, com economia, e, principalmente, ajudando o governo do Estado no combate à Covid-19", disse.

Futuro

Sobre suas expectativas à frente do Legislativo paulista, Carlão Pignatari explicou como planeja conduzir os trabalhos ao longo dos próximos dois anos. "Serei um presidente de todos porque o trabalho de quem ocupa esta cadeira deve contemplar os deputados de direita, esquerda e centro, buscando mediação e conciliação, da mesma forma que um juiz", afirmou.

Sobre o relacionamento com o Poder Executivo, o parlamentar argumentou que "a Assembleia tem que ser parceira do governo do Estado, mas também precisa fiscalizar, porque é um poder independente".

alesp