Ato Solene discute participação social na criação de políticas sobre alimentação

Encontro foi promovido pela deputado Márcia Lia na manhã desta quarta-feira
14/04/2021 15:33 | Evento | Paula Santos - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Ato Solene - Participação e controle social das políticas de alimentação, agricultura e nutrição no nível local em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264755.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264756.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roseli Pittner<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264757.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André Luzzi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264758.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264759.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Participação e controle social das políticas de alimentação, agricultura e nutrição no nível local em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264760.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Participação e controle social das políticas de alimentação, agricultura e nutrição no nível local em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264761.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Participação e controle social das políticas de alimentação, agricultura e nutrição no nível local em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264762.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Participação e controle social das políticas de alimentação, agricultura e nutrição no nível local em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ato solene virtual organizado na manhã desta quarta-feira (14/4) pela deputada Márcia Lia (PT) discutiu a participação popular e o papel dos municípios na implementação de políticas públicas para garantir a agricultura familiar e a segurança alimentar.

Na capital paulista, uma das iniciativas para garantir o direito ao alimento e à nutrição da população é executada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan-SP), criado em 2001. A instituição trata sobre o acompanhamento e fiscalização das ações do governo municipal nas áreas de segurança alimentar e nutricional.

Durante o encontro, Vera Villela, representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo, enfatizou a integração social e de organizações para defesa do direito à alimentação. "Precisamos reunir saberes individuais e coletivos para enfrentar essa situação", disse.

Na ocasião, a deputada Márcia Lia ressaltou a necessidade de representantes dos municípios auxiliarem no combate a fome. Ela afirmou que "as cidades precisam garantir a aquisição de alimentos para as pessoas, principalmente neste momento tão difícil ocasionado pela Covid-19". A parlamentar destacou ainda a relevância da participação popular na ação. "A gente precisa da sociedade civil na criação de políticas públicas", disse.

Já Roseli Pitner, representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Consea-PR), falou sobre o aumento das desigualdades e sobre os processos de acolhimento das pessoas com dificuldades para acesso a uma alimentação saudável.

"É urgente abordar as ineficiências que persistem e assolam a economia e a estrutura da assistência social", disse. Para ela, é essencial neste contexto trazer um olhar mais atento para a preservação da agricultura familiar que abastece o país.


alesp