Dia do Artista Plástico homenageia o pintor José Ferraz de Almeida Júnior

Artista é considerado um dos nomes mais influentes da área no século 19 no Brasil
07/05/2021 13:50 | Comemoração | Beatriz Lauerti - Foto: Arquivo Agência Alesp

Compartilhar:

Exposição no Espaço V Centenário na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266230.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Como homenagem ao pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior, considerado um dos nomes mais influentes da área no século 19 no Brasil, foi criado o Dia do Artista Plástico, comemorado em 8 de maio. A data escolhida é o dia de nascimento dele, que faleceu aos 49 anos.

A data ainda prestigia uma das manifestações mais antigas da humanidade, que é a pintura. Os profissionais desse campo da cultura também são reconhecidos por esculturas e outras formas de arte.

A Assembleia Legislativa paulista conta com um espaço para exposição do trabalho produzido por essas pessoas. É o acervo artístico, que foi inaugurado em 2002 e hoje tem mais de 1.500 obras distribuídas nos espaços do Palácio 9 de Julho.

Por meio da nova política de gestão desse patrimônio, esses objetos poderão ser preservados de maneira eficiente. A ideia é que sejam organizadas exibições e galerias em espaços do Parlamento.

Nos últimos meses, uma equipe catalogou quadros, esculturas e fotografias presentes no prédio. A maioria deles foi doado à Alesp por artistas que já tiveram material exposto na Casa. Museólogos avaliaram e higienizaram tudo, além de avaliarem o valor artístico de cada um.

Wandecok Cavalcante é escultor e ceramista, e já realizou três exposições na Assembleia. Ele elogiou o acervo. "Tem um acervo memorável, onde é possível se ter um grandiosíssimo museu, além do grande espaço aberto que a Alesp hoje oferece com várias esculturas expostas externamente. Isso tem aberto um local muito adequado para os artistas mostrarem sua obra de arte, assim como eu fiz e fui muito bem visto. A Assembleia tem dentro de São Paulo um dos maiores acervos de artistas conhecidos e anônimos de ótima qualidade para ser visto pelo mundo todo", disse.

Carla Valentini Palmares é artista, expôs aquarelas na Casa e comentou sobre a experiência. "Eu entendi esse acervo como uma síntese bem particular da história da arte contemporânea no Brasil. Na minha exposição, em abril de 2018, minhas obras puderam contar o que eu penso sobre a vida e o universo. É assim que eu sinto o trabalho de um artista plástico. A obra expressa o ponto de ebulição do profissional", afirmou.

Com a chegada do computador, a arte se expandiu e as criações virtuais também passaram a ser consideradas formas de expressão. Aberturas de novelas, programas e séries são conteúdos feitos a partir de softwares de animação e editoração, pelos artistas plásticos digitais, como são conhecidos os indivíduos dedicados a essa área. Com inovações a todo momento, o mercado de trabalho é concorrido para todos.

alesp