Mais uma etapa vencida na Região Metropolitana de Piracicaba

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
11/05/2021 11:52 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do Deputado Roberto Morais

Roberto Morais (3º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266361.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A audiência pública para a criação da Região Metropolitana de Piracicaba foi realizada neste sábado (8/5), no auditório da Acipi - Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, com a participação do vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, do secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, dos 25 prefeitos das cidades, presidentes das câmaras de vereadores e demais autoridades e representantes convidados. As participações também ocorreram em ambiente virtual. A criação da Região de Piracicaba é uma solicitação do deputado Roberto Morais (CIDADANIA), por meio de projeto de lei. Para o vice-governador Rodrigo Garcia, o objetivo da criação da Região é melhorar a qualidade de vida dos municípios de todo o entorno. "O Estado acaba participando com mais recursos que são direcionados pela própria sociedade e os prefeitos", destaca Garcia.

A realização da audiência foi a última etapa administrativa para a concretização da RMP. Para o secretário Marco Vinholi, a reunião é um fato histórico. "Trata-se de uma descentralização e empoderamento da região, com participação da sociedade. A região ganha influência nacional com foco no desenvolvimento", afirma Vinholi. O prefeito de Piracicaba espera avanço no desenvolvimento de toda região a partir de agora. "Nada se faz sozinho hoje, não dá para ser uma ilha de prosperidade num mar de pobreza. Damos um passo a mais e muito importante nesse caminho de crescimento", conclui Almeida.

O projeto agora segue para a apreciação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e após aprovada será implementada imediatamente.