Estado anuncia solução para impasse da radioterapia no Vale Histórico

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
24/05/2021 11:02 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Afonso Lobato (1º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267341.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria de Saúde do Estado informou, na terça-feira (18/5), ao deputado Afonso Lobato, que em 30 dias vai resolver a pendência em relação ao atendimento de radioterapia em Guaratinguetá, no Vale Histórico. Há mais de um ano a empresa, que venceu a chamada pública para a contratação do serviço, aguarda pela assinatura do contrato pelo Estado, enquanto mais de 400 pacientes com câncer esperam na fila de tratamento.

Segundo o parlamentar "houve uma longa e insistente conversa com a secretaria", que finalmente cedeu aos seus argumentos e assumiu o compromisso de dar continuidade ao processo de contratação e resolver o impasse.

"É inadmissível que um paciente com câncer tenha que se deslocar daquela região para fazer uma sessão de radioterapia no Hospital Geral de Guarulhos ou mesmo no Hospital Regional (de Taubaté). Mais absurdo, ainda, é que fique aguardando na fila pelo atendimento", disse.

Ele afirmou, no entanto, que para chegar ao resultado ora anunciado pelo Estado, teve que se reunir em várias oportunidades com o vice-governador Rodrigo Garcia, com o chefe da Casa Civil, Cauê Macris e com o secretário executivo de Saúde, Eduardo Ribeiro e insistir nos pedidos por providências. O atendimento no Vale Histórico é uma das metas do seu mandato assumido em 9 de abril último.

alesp