Natividade da Serra pode se tornar capital paulista do cambuci

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
25/05/2021 11:08 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Afonso Lobato (à dir.) e Evail Augusto dos Santos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267399.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O município de Natividade da Serra pode se tornar, em breve, a capital estadual do cambuci, caso seja aprovado na Assembleia Legislativa paulista, o Projeto de Lei 310/2021, do deputado Afonso Lobato. Com a proposta o parlamentar atende à uma solicitação do prefeito nativense, Evail Augusto dos Santos, que pretende trazer visibilidade e atrair turistas para o município com a valorização da fruta, seus saberes e fazeres.

Segundo Afonso, a relação do cambuci com o Vale do Paraíba, em especial com o município de Natividade da Serra, se confunde com a história da conservação da Mata Atlântica no Estado, visto que o cambucizeiro é um importante aliado na preservação ambiental, podendo propiciar o desenvolvimento econômico de forma sustentável.

"Tenho certeza de que esse título se tornará um impulso importante para a atividade turística local. O cambuci é uma fruta tradicional, que tem um grande apelo cultural, que envolve além do seu cultivo, a sua utilização na gastronomia, além dos seus saberes e fazeres", alega o deputado.

O plantio do cambuci foi adotado pelos pequenos municípios em torno da Serra do Mar, onde Natividade da Serra, se tornou uma referência, com o cultivo em diversas fazendas e sítios, como o Recanto dos Pássaros, localizado no distrito de Pouso Frio, que tem mais de 1,5 pés da fruta.


alesp