Vereadores do Alto Paraíba buscam soluções conjuntas para segurança pública

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
26/05/2021 11:57 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Afonso Lobato, vereadores e o comando da Polícia Militar em Taubaté <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267559.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Duas importantes reuniões foram agendadas e acompanhadas pelo deputado Afonso Lobato, na sexta-feira (21/5), a pedido de vereadores de Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga e Lagoinha, que querem providências do delegado seccional de Taubaté, Marcelo Francisco Augusto Dias e do comandante do 5º BPMI, tenente coronel PM Ricardo Ivo Gobbo, sobre as dificuldades encontradas pela população, principalmente, no registro de ocorrências policiais pelo sistema eletrônico e a morosidade na investigação policial, que tem trazido intranquilidade às cidades.

"O delegado esclareceu as dificuldades com o efetivo reduzido e a falta de pessoal, que já ocorre há tempos", afirmou Afonso. O caminho, segundo ele, é buscar a participação da comunidade em ações para reduzir os índices de criminalidade.

Na Polícia Militar, Afonso e os parlamentares relataram problemas como a falta de rondas na zona rural, a sensação de ausência da polícia no dia a dia das cidades e a falta de operações de prevenção ao crime.

"Mais uma vez ficou evidente a necessidade de um trabalho conjunto entre a polícia e a sociedade. A responsabilidade é mútua e precisa haver um esforço articulado entre a polícia, as prefeituras, as câmaras e a comunidade", afirmou Afonso