Em defesa do "Mulheres de Peito", deputado lembra a importância de exames gratuitos de mamografia

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
27/05/2021 11:59 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Douglas Garcia

Compartilhar:

Douglas Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267699.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Diante da crise econômica ocasionada pela pandemia e o impacto que gera dificuldade na obtenção de serviços por parte da população mais carente, o deputado Douglas Garcia (PTB) tem atuado, por meio de seu mandato, em causas que não desprezam os cuidados necessários no combate à Covid-19, mas que defendem a manutenção de serviços públicos essenciais para a população.

Um exemplo deles é o Programa Mulheres de Peito, criado em 2013 com o objetivo de detectar precocemente o câncer de mama e facilitar o acesso ao tratamento da doença através de carretas personalizadas que percorrem os municípios do Estado. R$ 19,6 mi foram gastos em 2019 para a duplicação da quantidade de caminhões que atendem o projeto, totalizando oito.

Entretanto, desde o início da pandemia, as atividades do Programa Mulheres de Peito foram suspensas por tempo indeterminado. Por outro lado, a demanda para a realização de mamografia permanece.

Indicações e requerimentos foram feitos por parte do gabinete do Douglas Garcia cobrando não só a retomada das atividades das carretas, como também a ampliação do itinerário. Em resposta a um dos requerimentos do parlamentar, que cobrou a inclusão do município de Ribeirão Corrente, o secretário executivo da Secretaria da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, pontuou sua preocupação com a questão de possível aglomeração e cadastrou o município para atendimento futuro, assim como ocorreu com a cidade de Ipuã.

Regiões como Parelheiros, Sapopemba, na capital paulista, também foram sugeridas pelo deputado para inclusão no programa.


alesp