Ato solene debate políticas públicas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Solenidade trouxe à tona a campanha Maio Laranja, que promove ações no tema em todo o país
31/05/2021 14:10 | Evento | Eduardo Reis - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Ato Solene - Enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267876.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Monica da Mandata Ativista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267877.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jesus dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267878.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leticia Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267879.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Junior Churras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267880.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Creusa Teles <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267881.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Telma Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267882.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Guilherme da Franca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267883.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267884.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Ato Solene - Enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267885.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267886.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada em ambiente virtual na sexta-feira (28/5), debateu formas de combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

O evento foi convocado pelo membro da Mandata Ativista ( PSOL), Jesus dos Santos, e contou com a participação de assistentes sociais e representantes de entidades do tema.

Jesus dos Santos abriu o encontro e falou sobre a campanha do Maio Laranja. "No quinto mês do ano, as organizações especializadas em proteger e formular políticas sociais no âmbito da criança e do adolescente se unem para promover ações concretas", disse.

"Mesmo em um momento de pandemia, vemos as estatísticas de violência doméstica e assédio na infância crescerem, por isso é importante realizarmos este debate", afirmou.

Segundo a assistente social e gerente do Serviço de Proteção à Criança e Adolescente (SPVV), Creusa Teles, os principais alvos destes crimes são pretos ou pardos. "Temos o recorte racial como determinante em boa parte das vítimas", disse.

A assistente social ainda disse que por conta do isolamento social, as crianças podem estar convivendo mais tempo com seus agressores. "Este tipo de violência acontece, muitas vezes, dentro de sua própria casa."

Para o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo (CMDCA-SP), Carlos Churras, as políticas atuais culpabilizam as vítimas.

"Quando uma adolescente fica grávida, por exemplo, a sociedade joga a culpa nela, sendo que isto é uma violência", disse. "E os verdadeiros culpados não precisam apenas da justiça, necessitam também de um processo educativo", completou Carlos.

A deputada Mônica da Mandata Ativista (PSOL) acredita que a educação é uma forma de conscientizar as crianças e adolescentes a identificar uma situação de abuso.

"Precisamos repensar a escola, a estrutura social e as políticas públicas, como ensinar às meninas sobre a Lei Maria da Penha", disse. "Este assunto é tabu na sociedade, nós precisamos falar sobre isso e dar espaço para os mais jovens aprenderem. Podem contar com a nossa atuação na Assembleia Legislativa para construir alternativas".


alesp