Parlamentares cobram medidas emergenciais para macrorregião de Ribeirão

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
08/06/2021 13:15 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Rafael Silva

Rafael Silva (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg268419.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Rafael Silva e o deputado federal Ricardo Silva, por meio de documento oficial, em 4/6, reivindicaram medidas emergenciais do governador João Doria, do vice-governador Rodrigo Garcia, dos secretários de Saúde e da Fazenda do Estado de São Paulo para evitar mais mortes por falta de leitos de UTI para Covid-19 em Ribeirão Preto e na macrorregião. Uma das formas de melhorar esse cenário, eles citam, é a autorização para que o Hospital das Clínicas possa contratar 237 profissionais e o pagamento de leitos em hospitais particulares para pacientes do SUS.

De acordo com dados do mês de maio, a cada cinco minutos uma pessoa é contaminada pela Covid-19 em Ribeirão. A situação é tão caótica que a Justiça de Ribeirão chegou a determinar que pacientes em estado grave, na fila para internação, sejam transferidos imediatamente para UTIs, até mesmo de outras regiões do Estado ou, ainda, para hospitais privados.

O HC de Ribeirão, com profissionais trabalhando acima de todos os limites, tem lutado para manutenção de 78 leitos. Mas, pela exaustão de muitos, com esgotamento físico e mental, pelo excesso do número de plantões, o HC pode ser obrigado a fechar dez leitos de UTI, se não houver reposição de pessoal.

Segundo apuração dos deputados, a prefeitura de Ribeirão não comprou um teste rápido sequer ou um respirador, desde o início da pandemia. "Os testes poderiam ter sido usados para verificar quem está infectado e conter o aumento de casos, mas a prefeitura escolheu desviar R$ 28 milhões para o IPM, como mostrou a imprensa, e agora mais R$ 17 milhões para as empresas do transporte coletivo", ressaltam Rafael e Ricardo.