Na Tribuna Virtual, parlamentares falam sobre Etec da cidade de Sumaré e vacina da Índia

Utilizaram o espaço os deputados Janaina Paschoal e Ricardo Mellão
24/06/2021 15:36 | Tribuna Virtual | Maurícia Figueira - Foto: Marianna Bonaccini

Compartilhar:

Ricardo Mellão na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269610.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269611.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Mellão na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269612.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269613.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Tribuna Virtual é uma ferramenta para os deputados se comunicarem com a população durante esses tempos de pandemia. Em tempos normais, os deputados se pronunciam presencialmente na tribuna da Alesp. Já na Tribuna Virtual, é possível fazer discursos de qualquer lugar, inclusive direto dos locais onde pode haver problemas a serem relatados. Assim, nesta quinta-feira (24/6), o deputado Ricardo Mellão (Novo) se manifestou em um terreno baldio na cidade de Sumaré, no interior de São Paulo, onde estava fazendo a fiscalização de uma obra. "Fiz questão de vir pessoalmente e mostrar para a população o descaso com o dinheiro do pagador de impostos", disse.

Segundo o parlamentar, no local deveria estar funcionando uma Etec. "Virou ponto de descarte de entulho, mato crescendo", comentou Mellão. Segundo o parlamentar, as obras se iniciaram em 2015. Após a empresa pedir aditamento do contrato, "a consultoria jurídica do Centro Paula Souza descobriu que essa empresa tinha sido penalizada pelo FDE e foi recomendada a rescisão do contrato, que acabou acontecendo em 2017".

Ainda segundo o parlamentar, novo edital foi feito em abril deste ano.

"O deputado Mellão tocou num ponto importante, sobre obras paradas no Estado de São Paulo e sobretudo com ajustes que são feitos aos valores licitados teoricamente para alcançar um equilíbrio econômico para as empresas que ganharam as licitações", afirmou a deputada Janaina Paschoal (PSL).

Para Paschoal, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) precisa se atentar a esses valores. "Entendo que o TCE - que faz um trabalho muito bom no Estado - precisa começar a perceber esse número expressivo tanto em quantidade de casos como em valores de reajustes, revisões, aditivos que sempre prejudicam o Estado de São Paulo e favorecem as empresas que ganharam as concorrências em condições diferentes do final", comentou a parlamentar.

Outro assunto abordado por Janaina Paschoal foram as denúncias relacionadas à compra de vacinas da Índia. "Entendo que a denúncia deve ser apurada", disse. "Não tenho elementos para dizer se houve algum tipo de ilegalidade na aquisição das vacinas da Índia. Sou favorável a uma apuração minuciosa".


alesp