Opinião - Sumaré comemora 153 anos preparada para novos saltos no desenvolvimento
Sumaré completa 153 anos no dia 26 de julho e posso dizer que sinto uma gratidão imensa pela forma como a cidade acolheu-me. Há 39 anos, escolhi Sumaré para viver, para trabalhar e é onde constituí minha família. Ainda jovem, tive uma farmácia no bairro Matão, onde ganhei muitos amigos, mas também vi de perto as dificuldades de muitas famílias. Com uma vontade muito grande de ajudá-las, de melhorar nosso bairro e nossa cidade, garantindo qualidade de vida e justiça social para todos, decidi ingressar na vida pública. Assim Deus permitiu e o povo outorgou. Fui eleito vereador pela primeira vez em 1992. Quatro anos depois, tive a honra de ser eleito prefeito de Sumaré, função que exerci por dois mandatos, período em que também pude presidir por duas vezes o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fui novamente vereador em outras duas oportunidades e, atualmente, sou deputado estadual.
É uma honra muito grande poder representar Sumaré na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, mostrar a importância da nossa cidade para o Estado, o país e contribuir com o desenvolvimento permanente do município. Neste momento de enormes desafios planetários, provocados pela pandemia de Covid-19, Sumaré está preparada para saltos ainda maiores no futuro próximo, por causa das ações que estão sendo tomadas pela atual administração, de forma própria ou em conjunto com vários parceiros.
Duas ações estruturais que estão em implementação, e das quais sinto orgulho em ter contribuído, vão repercutir de modo muito favorável para a qualidade de vida dos sumareenses. Uma delas é o pacote de obras que serão realizadas pela Rumo Malha Paulista, para ampliação do transporte de cargas em nosso Estado. A empresa construirá três viadutos sob a linha férrea que corta Sumaré e que há muito tempo são demandados pelos moradores. Serão dois viadutos na região central e um na região do Picerno, dispositivos que vão aprimorar de modo substancial a mobilidade urbana no município. Também tenho me esforçado pela implantação do Trem Intercidades, que ligará a capital paulista à Região Metropolitana de Campinas em um primeiro momento, avançando posteriormente ao interior do nosso Estado. Economia de tempo, qualidade no transporte público e muitos empregos serão gerados em consequência desse projeto.
Como primeiro deputado estadual eleito por Sumaré, ainda tenho trabalhado por melhorias na infraestrutura urbana do município, na saúde, na educação, na segurança pública, entre outras áreas, buscando ampliar as ações e projetos já implementados pela gestão municipal, de modo que os moradores de todas as regiões de Sumaré se beneficiem de forma igualitária do crescente desenvolvimento econômico e social da cidade. Esse é um dos núcleos da plataforma municipalista que sempre defendi em minha vida pública.
Sumaré nasceu e cresceu a partir de uma estação ferroviária, a Estação Rebouças, que remete ao engenheiro Antonio Pereira Rebouças, um dos principais nomes da expansão ferroviária em São Paulo e no Brasil no final do século 19. Agora, de forma associada a um relevante projeto de revitalização de nossas ferrovias, a querida cidade receberá novos impulsos, entre outros que vão garantir uma vida cada vez mais próspera para nossa amável e trabalhadora população.
Parabéns, Sumaré, conte sempre comigo! Nosso mandato está à disposição, 24 horas por dia, sete dias por semana, para colaborar com o progresso constante do município!
*Dirceu Dalben é deputado estadual pelo PL
Notícias relacionadas
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações