Parlamentar participa de audiência pública de Trem InterCidades, ligando Campinas a São Paulo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
20/08/2021 11:22 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272420.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um dos principais defensores da viabilização do Trem Intercidades, como meio de transporte de passageiros entre Campinas e São Paulo, o deputado Dirceu Dalben (PL) participou, na tarde desta segunda-feira, dia 16 de agosto, da audiência pública realizada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos para apresentação e coleta de informações para o aprimoramento do projeto visando à publicação do edital do certame que vai conceder a linha e viabilizar a obra.

"Acredito que a retomada dessa modalidade de translado e sua ampliação para maior capacidade de pessoas é uma importante ferramenta para solucionar os gargalos na mobilidade na Região Metropolitana de Campinas, assim como já acontece em outros países que apostam nos trilhos para melhorar o trânsito rodoviário e urbano e ainda diminuir a poluição", destacou o deputado.

Com investimento de mais de R$ 8 bilhões, o projeto do Trem InterCidades acontece por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) e prevê 100 quilômetros de extensão. Além disso, o trecho deverá compreender estações em Vinhedo, Valinhos, Louveira, Jundiaí e Barra Funda. O transporte de passageiros ficará sob responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo e a expectativa é de atender até 60 mil passageiros por dia.

"Em todos os meus mandatos como vereador e nos dois mandatos como prefeito de Sumaré, sempre defendi a necessidade de revitalização do sistema ferroviário paulista. A região de Campinas, especificamente, foi um dos principais polos ferroviários do Brasil, em função da presença de duas das maiores ferrovias do país, a Companhia Paulista e Companhia Mogiana. Essas duas ferrovias foram essenciais para alavancar o desenvolvimento econômico e urbano de Sumaré, de Campinas e de todas as cidades da região. O avanço nesse projeto é uma grande conquista e o nosso mandato segue sempre à disposição dos municípios paulistas, defendendo os interesses da população", finalizou Dalben.

UMA LUTA DALBEN

Além de intermediar diversas reuniões e acompanhar de perto todas as fases do projeto para a implantação do Trem InterCidade, o parlamentar sumareense defendeu, em Brasília, ao lado dos ministros Augusto Nardes (TCU) e Tarcisio Gomes de Freitas (Infraestrutura), durante uma audiência pública do TCU (Tribunal de Contas da União) , sobre a renovação antecipada da concessão da malha ferroviária paulista à empresa Rumo Malha Paulista , a utilização da ferrovia para o transporte de passageiros, com a implantação do Trem Intercidades de São Paulo a Campinas inicialmente e, posteriormente, até o Interior.


alesp