Parlamentar participa com presidente da manifestação de 07 de setembro na Av. Paulista

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
16/09/2021 13:01 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Gil Diniz

Compartilhar:

Manifestação na Av. Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274050.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No último dia 07, aniversário de cento e noventa e nove anos da declaração de independência brasileira de Portugal, aconteceu na Avenida Paulista uma das maiores manifestações cívicas da história do Brasil. Os organizadores da manifestação estimam que mais de 1 milhão de pessoas tomaram a avenida de ponta a ponta em defesa da liberdade, apoio ao presidente Jair Bolsonaro e protesto contra decisões arbitrárias do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Em carros de som espalhados pela Paulista, lideranças políticas discursaram em defesa da liberdade e contra a tirania. Entre as lideranças estava o deputado estadual Gil Diniz, apoiador notório do presidente Jair Bolsonaro e ferrenho crítico dos abusos de poder que autoridades do executivo estadual e municipal, e do judiciário federal vêm cometendo ao longo dos últimos anos.

"Quase dois séculos atrás, Dom Pedro I deu o grito da independência e emancipou o Brasil de Portugal. Hoje, estamos aqui para dar o nosso brado de independência, que vai nos emancipar dos tiranetes que prendem pessoas de bem, por crime de opinião, e mandam soltar traficantes e assassinos", declarou o deputado.

O momento mais aguardado da manifestação foi a chegada e o discurso do presidente Bolsonaro. Ovacionado pela multidão, ele chegou por volta das 15h30 subiu no carro de som situado à Rua Peixoto Gomide, e inflamou os presentes com um discurso ardoroso em defesa da liberdade, especialmente a liberdade de expressão:

"Não mais aceitaremos que qualquer autoridade, usando a força do poder, passe por cima da nossa Constituição. Não mais aceitaremos qualquer medida, qualquer ação ou qualquer certeza que venha de fora das quatro linhas da Constituição. Nós também não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica da região dos Três Poderes continue barbarizando a nossa população", declarou o presidente. Respondendo àqueles que trabalham para dar um golpe e derrubá-lo do cargo, afirmou ainda que: "[Só saio] Preso, morto ou com vitória. Dizer aos canalhas que eu nunca serei preso. A minha vida pertence a Deus, mas a vitória é de todos nós".

Ao contrário das manifestações de opositores ao governo ocorridas mais cedo neste ano, também na Avenida Paulista, onde crimes de vandalismo e agressão a policiais foram registrados, o protesto de 07 de setembro foi pacífico e congregou homens, mulheres, crianças e idosos de todas as idades, classes econômicas e religiões, em defesa da causa comum da liberdade.

"Um momento histórico, do qual nosso país nunca esquecerá. Sem dúvida, será um marco na luta do povo brasileiro pela democracia, pela liberdade de expressão e contra a tirania", declarou por fim Gil Diniz.


alesp