Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp escolhe relator do Orçamento estadual para 2022

Projeto de lei deve ser votado pelo Plenário até 17 de dezembro
16/11/2021 11:50 | Orçamento 2022 | Karina Freitas

Compartilhar:

Proposta do Orçamento estadual para 2022 recebe 26 mil emendas parlamentares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278167.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Adalberto Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278168.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Infográfico <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278170.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo designou o deputado Adalberto Freitas (PSL) como relator do Projeto de Lei 663/2021, mais conhecido como a proposta de Orçamento estadual para 2022, de autoria do Executivo.

Adalberto Godoy Freitas nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mas mora em Itupeva, no interior paulista, há 49 anos. O parlamentar, de 61 anos, também é jornalista e empresário.

Em 2018, Freitas foi eleito como deputado estadual em seu primeiro mandato, com 26.153 votos. Adalberto tem como área de atuação a proteção e defesa animal, meio ambiente, aposentados e pensionistas, inclusão social e acessibilidade, segurança pública, educação e saúde.

Além da CFOP, ele também integra as comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social; de Administração Pública e Relações do Trabalho; e o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp.

O deputado disse que se sente honrado por ter sido escolhido relator da LOA. "Me sinto muito honrado com a escolha do presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento", disse. "Pretendo apresentar um relatório técnico e responsável, mas que atenda a todas as necessidades da população paulista, sempre em parceria com os deputados da Assembleia Legislativa", completou.

Ele ressaltou que o próximo ano também será de dificuldades. "2022 será um ano de incertezas, por isso temos que ter um olhar apurado, tanto para a economia do Estado, quanto para a população mais pobre", disse.

LOA

Com um valor 17% maior que o do último ano, o projeto da Lei Orçamentária Anual recebeu um total de 26,6 mil emendas protocoladas pelos parlamentares da Alesp. A medida, que distribui os R$ 286,5 bilhões previstos no texto, será analisada junto às emendas pela Comissão de Finanças da Casa Legislativa.



O parlamentar comentou que cada emenda parlamentar será analisada, apesar do recorde. "Realmente foi um número recorde, mas temos uma equipe técnica que já começou a trabalhar. Cada uma das emendas será analisada e faremos diversas reuniões para discutí-las, inclusive com as secretarias estaduais", disse. "Sempre que necessário, realizaremos pesquisas e buscaremos informações com a finalidade de representar tanto os deputados estaduais quanto o povo paulista", falou.

Para a realizar essa análise, o colegiado escolhe um integrante como relator para avaliar o projeto em si e também decidir quais demandas vão ser contempladas no documento.

Como relator neste ano, o deputado Adalberto Freitas irá produzir o texto que será votado pelos demais integrantes da comissão. Caso o documento seja aprovado, ele segue para discussão, encaminhamento e votação do Plenário. Antes que o projeto seja votado pela CFOP, o governador poderá propor alterações à matéria.


alesp