Cônsul-geral da Alemanha sugere a ampliação do ensino de línguas estrangeiras em São Paulo

A parlamentares da Alesp, o diplomata também falou sobre meio ambiente e retomada do turismo
23/11/2021 18:03 | Comissão | Lucas Martins - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278709.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo preside a comissão em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278710.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Affonso Massot<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278711.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thomas Schmitt<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278714.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlão Pignatari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278713.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Heni Ozi Cukier<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278712.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278715.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278716.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278717.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278718.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu, nesta terça-feira (23/11), em ambiente virtual, o cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Thomas Schmitt. Entre os assuntos debatidos durante a reunião estavam o ensino de línguas estrangeiras, a preservação do meio ambiente e a retomada do turismo.

O representante alemão afirmou que, no Brasil, existe uma grande demanda por intercâmbios por parte dos jovens e que, por acreditar que tais viagens podem trazer grandes retornos ao Estado, o governo deve preparar a juventude, ampliando o acesso ao estudo de idiomas estrangeiros na rede pública de ensino.

"Eu apelo a vocês. O Estado deve melhorar a oportunidade de línguas estrangeiras nas escolas públicas e deve garantir liberdade de escolha sobre essas línguas", disse.

Ainda sobre o ensino de idiomas, Schmitt destacou que, neste mês, o governo estadual assinou um acordo de cinco anos com o Goethe-Institut, instituto responsável por disseminar a cultura alemã no Estado, para facilitar a formação de professores alemães nas escolas públicas de São Paulo.

Ao comentar as eleições alemãs, ocorridas neste ano, responsáveis por formar o novo governo federal após 16 anos de mandato da primeira ministra Angela Merkel, o cônsul enfatizou que temas relacionados ao meio ambiente deverão ser o novo foco do país. Entretanto, o diplomata disse que, em relação a esse tema, a imagem do Brasil está prejudicada, e pediu para que São Paulo se atente à questão ambiental para estreitar os laços com a Alemanha.

"Precisamos de um entendimento comum sobre a proteção de nosso meio ambiente. Parece mais fácil em São Paulo do que em outras regiões. Aqui vejo cada vez mais convergência com o pensamento europeu e alemão", falou.

Por fim, Schmitt comentou as expectativas para a retomada do intercâmbio de turistas entre Brasil e Alemanha. O cônsul afirmou que as fronteiras alemãs estão abertas a todos que completaram o seu ciclo vacinal, mas destacou que ainda existem algumas restrições para os que tomaram vacinas que ainda não foram reconhecidas pela União Europeia, como a Coronavac.

"Para quem não tem vacina reconhecida, é possível viajar para motivos específicos e importantes, mas não para turismo. Para quem quer viajar, eu sugeriria esperar mais algumas semanas ou mais alguns meses", disse.

Também estiveram presentes na reunião o presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari, e o secretário executivo de turismo, Affonso Massot.

Carlão parabenizou a Comissão de Relações Internacionais pelo convite ao representante alemão e enfatizou que o estreitamento dos laços com outros países é essencial para acabar com o recesso econômico pelo qual o Brasil atravessa. "São Paulo acredita que as parcerias com outros governos como Alemanha, Inglaterra e China é a saída para essa grave crise econômica pela qual o país está passando", falou.

Já Massot destacou a história das colônias alemãs no estado e falou sobre o fortalecimento das relações comercias com a Alemanha, principalmente com a Baviera, a principal província do país. "As relações entre Brasil e Alemanha são multifacetadas. Neste ano, abrimos o nosso escritório em Munique. Também lembro que, em 2016, assinou-se uma intenção de comércio entre São Paulo e a Baviera. No momento, estamos ampliando essa parceria para diversos setores e gostaríamos de contar com o apoio do cônsul", disse.

Durante a reunião, os membros da comissão também aprovaram os convites aos cônsules-gerais da Espanha, Miguel Gómes de Aranda Y Villén, e Áustria, Klaus Hofstadler.

Entre os parlamentares, além do presidente da Alesp, estiveram presentes dos deputados: Barros Munhoz (PSB), Castello Branco (PSL), Delegado Olim (PP), Heni Ozi Cukier (Novo), Maria Lúcia Amary (PSDB), Paulo Fiorilo (PT), Professor Walter Vicioni (MDB) e Wellington Moura (Republicanos).


alesp