Deputado pede esclarecimentos a Secretário de Saúde sobre a situação dos transplantados renais no Estado
20/12/2021 14:05 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Danilo Balas
O deputado estadual Agente Federal Danilo Balas (PSL) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) o Requerimento 1.145/2021, que solicita ao Secretário da Saúde, Dr. Jeancarlo Gorinchteyn, esclarecimentos a respeito de políticas públicas aplicadas a transplantados renais do Estado de São Paulo.
Entre os questionamentos enviados pelo parlamentar, constam quais os programas e os convênios ativos para atendimento de pessoas que realizaram transplantes renais e se há algo específico para aqueles acometidos pelo coronavírus, além das urgências comuns.
Perguntou também quais estudos e critérios o Governo do Estado utilizou para determinar ações e protocolos relativos ao atendimento de saúde dos transplantados renais em atendimentos gerais, em casos de urgência e em decorrência de contaminação da Covid-19.
Por fim, Balas relatou que tem recebido denúncias de transplantados renais a respeito de um total desamparo no atendimento específico do serviço de saúde pública do Estado, seja o paciente contaminado pelo coronavírus ou não.
Na justificativa do requerimento, o deputado falou sobre a importância das informações acerca de pessoas transplantadas. Segundo dados apresentados, o Brasil é o segundo país no mundo em realização anual de transplantes renais, tendo realizado, em média, 6 mil cirurgias do tipo ao ano.
A peculiaridade e a complexidade do tratamento, que se estende ao longo da vida do paciente, fizeram com que Danilo Balas voltasse sua atenção às denúncias recebidas. "Os transplantados renais demandam especial atenção das políticas públicas de saúde, seja pelo elevado número de pessoas submetidas a essa cirurgia, seja pelas peculiaridades do complexo e permanente tratamento envolvido", afirma o deputado Danilo Balas.
Ele ainda destaca que o transplante não é a cura, e sim parte de um tratamento complicado, no qual os transplantados, como pacientes crônicos, necessitam de por exemplo, imunossupressores por toda a vida.
Dados da Fundação Oswaldo Ramos ressaltam que, no caso do novo coronavírus, a possível fatalidade se torna ainda mais cruel com pessoas que realizaram transplantes. Pesquisas mostram que o vírus é fatal para uma em cada quatro pessoas transplantadas.
"A falta de atendimento para pessoas que realizaram cirurgias e transplantes renais é inadmissível e afronta diretamente os direitos existentes na Constituição Federal, além de ferir princípios relacionados aos Direitos Humanos", afirma o deputado estadual Danilo Balas.
Notícias relacionadas
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações