Ação assistencial aprovada pela Alesp já beneficiou 15 mil famílias no Estado de São Paulo

SP Acolhe transferiu R$ 28,4 milhões a famílias de vítimas da Covid-19
26/01/2022 14:04 | Programa social | Matheus Batista

Imagem ilustrativa (Fonte: Secretaria Municipal de Educação)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2022/fg281139.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aprovado pelos parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo, o SP Acolhe -uma das 18 medidas assistenciais do programa Bolsa do Povo- já beneficiou 15 mil famílias carentes em todo o Estado. Ao todo, em 2021, foram transferidos R$ 28,4 milhões para parentes de vítimas fatais da Covid-19, para ajudar com alimentos e outros gastos familiares.

Gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o SP Acolhe oferece um auxílio de R$ 300 mensais por seis meses para pessoas em situação de vulnerabilidade social que tenham perdido integrantes do núcleo familiar, que eram provedores financeiros, para o coronavírus.

Para estarem aptas a receber o benefício, as famílias devem estar cadastradas no CadÚnico e registrarem renda mensal de até três salários mínimos. São consideradas todas as estruturas familiares que tenham mais que uma pessoa, e com filhos de todas as idades.

"A pandemia trouxe desafios a todo mundo, mas a Alesp tomou medidas importantes para que o impacto fosse o menor possível. O Bolsa do Povo, aprovado pelos deputados e deputadas, foi uma importante ajuda para as pessoas que mais precisam. Já a vacina contra o coronavírus impede que mais pessoas morram pela doença, possibilitando a retomada econômica e a vida social", disse o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari.

Bolsa do Povo

O programa Bolsa do Povo foi aprovado pela Alesp em 2021 e beneficiou, nos últimos seis meses, cerca de 500 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa foi criado pelo governo estadual e unifica e cria medidas assistenciais para auxiliar a população. Cerca de R$ 1 bilhão já foram desembolsados. Para 2022, os parlamentares da Alesp aprovaram mais R$ 1,4 bilhão para o Bolsa do Povo.

Além dos benefícios mensais, o programa atua também em frentes assistenciais nas áreas da educação, esporte, habitação, qualificação profissional, saúde e trabalho, reunidos em 18 programas e ações sociais. Todos eles podem ser consultados pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br.

Assistência emocional

Um dos diversos impactos causados pela pandemia é a instabilidade emocional, seja pela incerteza quanto ao futuro, ou até mesmo por perdas de pessoas próximas.

Pensando nesses novos desafios, e nas demais dificuldades que não deixaram de existir durante a pandemia, o governo estadual, por meio da Secretaria de Saúde, lançou o Programa Autoestima, para promoção da saúde emocional no Estado.

O programa conta com a plataforma online www.autoestima.sp.gov.br, que disponibiliza conteúdos educativos sobre saúde mental e qualidade de vida, vídeo aulas e web conferências sobre temas relevantes relacionados à pandemia.

Através da plataforma é possível também a realização do acolhimento psicossocial, realizado pelos profissionais de saúde do SUS com supervisão e qualificação da equipe do Instituto de Psicologia da USP com estrutura da Univesp, ambos parceiros do Programa Autoestima. A proposta é acolhimento com intervenção breve.

A plataforma conta hoje com 57 mil usuários cadastrados, com uma média de 4,2 mil deles ativos. Destes usuários cadastrados, 65% deles afirmaram que a pandemia afetou diretamente suas vidas, e 21% deles afirmaram que foram parcialmente afetados.