Alesp realiza primeira audiência pública do Orçamento estadual para 2023; pedidos de recursos para turismo lideram

Encontro foi realizado em Mira Estrela, município que fica na Região Administrativa de São José do Rio Preto, às margens do rio Grande
17/03/2022 20:42 | Audiência Pública do Orçamento 2023 | Matheus Batista - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Audiência Pública do Orçamento de 2023<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283699.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlão Pignatari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283700.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Priscilla do Macarrão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283701.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Érica Aparecida dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283702.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Adriano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283703.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor Lugato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283704.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283705.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilmaci Santos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283706.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento de 2023<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283708.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento de 2023<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283709.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento de 2023<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283710.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento de 2023<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento de 2023<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283720.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Calendário de audiências <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283711.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os pedidos para investimentos na área do turismo na região de São José do Rio Preto dominaram a primeira audiência pública do Orçamento estadual para 2023 realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (17), em Mira Estrela.

A audiência inaugural do ciclo de 29 encontros no Estado de São Paulo contou com a presença do presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari, e com a presença do presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), e do deputado Enio Tatto (PT).

"Mira Estrela é a primeira das grandes audiências públicas que a Assembleia Legislativa faz para resolver os problemas que o Estado tem. O governo tem feito investimentos em diversas áreas, mas a gente sabe que os municípios ainda precisam muito da ajuda do Estado", disse o presidente Carlão Pignatari, que fez a abertura da audiência.

Durante a reunião, que serve para que os cidadãos apresentem as demandas de suas regiões para formulação do orçamento estadual para o ano que vem, a secretária de Turismo de Mira Estrela, Gleice Castrequine, falou sobre a praia fluvial da cidade, principal atrativo turístico da região. "Precisamos da parceira do Estado para que a gente possa investir e potencializar nossos atrativos", afirmou.

A secretária propôs aos parlamentares o investimento em capacitação profissional para atuação no turismo local. "Precisamos do investimento para capacitar as pessoas que estão aqui no município para que elas sejam os profissionais que venham a atender essa nova demanda, e para que possamos gerar mais empregos através do turismo", disse.



Mira Estrela, assim como outros municípios da região, é banhada pelo rio Grande, um dos formadores do rio Paraná, maior curso de água da América do Sul depois do rio Amazonas.

Prefeito de Rubinéia, cidade que também faz parte da região de São José do Rio Preto, Professor Lugato fez coro ao pedido de maiores recursos para a pasta de turismo da região. "Temos um potencial imenso, com 60 km de orla do segundo maior rio do Brasil, mas que está em uma situação de dormência. O turismo é sem dúvida o maior gerador de emprego e renda", disse.

Dentre as demandas, se destacaram também as reivindicações pela inclusão de mais cidades na classificação de Munícipio de Interesse Turístico (MITs), para destinação de recursos para o turismo na região. Também tiveram pedidos de recursos para a saúde e para o tratamento de lixo na cidade.

Na ocasião, o presidente da CFOP, Gilmaci Santos, afirmou que a criação de novos MITs está sendo tratada na Casa. "Temos um grupo de deputados que conhecem bem o turismo no Estado que estão trabalhando para que mais municípios possam entrar e possam receber esse recurso", disse o parlamentar, que também sugeriu aos prefeitos da região a criação de uma comissão para formulação de um projeto sobre o turismo que possa ser discutido junto a Assembleia Legislativa e a Secretaria de Estado do Turismo.

As próximas audiências públicas acontecem nesta sexta, dia 18, em São José do Rio Preto, às 10h, e em Barretos, às 19h, com transmissão ao vivo pela Rede Alesp na TV e Youtube. As audiências contam com participação presencial e via internet, para evitar a contaminação pela Covid-19.

Como participar

As audiências públicas serão transmitidas ao vivo pela Rede Alesp na TV e no Youtube. Os interessados em participar com demandas e sugestões, deverão se inscrever no site da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no ícone "Audiências Públicas do Orçamento", e seguir as orientações. No dia da audiência da região correspondente, o link da plataforma Zoom será encaminhado através do e-mail informado no formulário de inscrição. No mesmo ícone, o cidadão poderá enviar sugestões ao Orçamento.


alesp