Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo faz homenagem aos 80 anos do Senai

Instituição foi outorgada com Colar de Honra ao Mérito Legislativo em sessão solene
29/03/2022 12:45 | Institucional | Andrei Semensato

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (28), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou os 80 anos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), celebrado no último dia 22.

A Alesp entregou à instituição o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, que foi recebido pelo assessor da diretoria regional Milton Gava, que é colaborador do Senai há 52 anos. A honraria foi entregue pelo deputado Walter Vicioni (MDB).

Além dele, o diretor regional Ricardo Terra e o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Conselho Regional do Senai-SP, Josué Gomes da Silva, também representaram a instituição.

Terra fez uma análise das conquistas do Senai ao longo das décadas, como a adoção do ensino à distância, que ajudou na integração de mais profissionais no mercado de trabalho. "O sonho do trabalho é um sonho coletivo e, principalmente, dos nossos alunos, assim como ter um lar e uma família. Com essa motivação trabalhamos todos os dias", afirmou o diretor.

Por outro lado, o presidente da Fiesp lembrou que o PIB paulista já representou cerca de 25% do brasileiro, hoje esse número está em 11%. "Para recuperar as indústrias de transformação é fundamental que instituições de ensino incentivem a produtividade", disse Silva, analisando os esforços feitos pelo Senai e Sesi para impulsionar as indústrias e carreiras.

Crescimento

Fundado em 1942, como parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Senai tem por objetivo apoiar a prestação de serviços, por meio de cursos técnicos que buscam especializar e capacitar seus alunos.

De acordo com secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da cidade de São Paulo, Aline Cardoso, 80 milhões de profissionais já passaram pelo Senai. "O Brasil ama essa instituição e temos orgulho dessa história. Pensando em transformação social, tenho certeza que os professores continuarão fazendo sua parte para uma maior inclusão social e sustentabilidade", disse.

Em seu discurso de encerramento, o deputado Vicioni destacou o crescimento da indústria no Brasil e como os valores do Senai estiveram presentes nesse processo, os quais nunca poderão ser perdidos, de acordo com ele. "O Senai desenvolveu o que eu nomeei de ?engenharia pedagógica?, que é a capacidade de transformar uma demanda que lhe é dirigida em objetivos de ensino, e com eles, desenvolver ações de formação profissional", afirmou.