Projetos de lei da Alesp são destaque durante a Semana Cultural Afro-Brasileira paulista
12/05/2022 13:12 | Semana Cultural Afro-Brasileira | Marcos Ramos
Instituída pela Lei 5.926/87, a Semana Cultural Afro-Brasileira começa nesta sexta-feira, dia 13, e vai até o dia 19, com o objetivo de combater o preconceito propagando a diversidade da cultura afro-brasileira e pautas como racismo, intolerância religiosa.
Mais da metade da população brasileira se autodeclara negra (pretos ou pardos), e datas comemorativas promulgadas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo buscam reforçar a cultura e a representatividade das pessoas afro-brasileiras, seja por meio da música, como o samba e o rap, até a culinária, como a feijoada.
Legislação
Ressaltam-se projetos de Lei em tramitação na Alesp a favor da causa, como o projeto de Lei 1.319/2019, de autoria das deputadas Leci Brandão (PCdoB) e Marina Helou (REDE), que propõe a instituição do Programa de Formação Continuada para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Na justificativa da proposta, as autoras afirmam que o ensino da história e cultura Afro-Brasileira está longe de ser aplicado de forma significativa nas escolas. Mesmo após 16 anos da promulgação da lei federal que decretou a obrigatoriedade da aplicação da temática nas salas de aula.
Outro Projeto de Lei 498/2021, também de autoria da deputada Leci brandão, declara o Hip-Hop como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, por ter grande importância na vida de jovens da periferia. Segundo a justificativa apresentada na propositura, a cultura previne a juventude periférica de entrar na realidade do crime e das drogas, possibilitando não só uma alternativa para as comunidades carentes, mas também dando voz a uma realidade que é silenciada para a sociedade no geral.
Além disso, há também em tramitação na Casa projetos que abordam pautas raciais e muitos deles de autoria da deputada estadual Mônica da Mandata Ativista.
Entre eles, está o projeto de Lei 896/2021, que propõe a alteração do nome da Rodovia Presidente Castelo Branco, que leva o nome do primeiro presidente do período da Ditadura Militar, para Rodovia Carolina Maria de Jesus, uma das maiores escritoras pretas do Brasil, popular pela sua obra "Quarto de despejo: Diário de uma favelada", no qual relata sua vivência como mãe, moradora da favela e catadora de papel.
"A semana cultural afro-brasileira é a expressão da resistência do povo negro no Brasil. Uma população que mesmo após uma abolição inconclusa que não concedeu direitos, seguiu lutando e construindo sua cultura como símbolo da nossa identidade nacional", disse.
Alesp antirracismo
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo disponibiliza um espaço, o SOS Racismo, que promove debate e acolhimento à população preta, ao denunciar preconceito, realizar palestras e atos solenes sobre a cultura, propagando a representatividade. Em novembro do ano passado, a Casa promoveu a 18ª edição do Prêmio Zumbi dos Palmares, homenageando figuras públicas e líderes de instituições que contribuíram no combate ao racismo no Estado de São Paulo, como o advogado Ítalo Cardoso, ex-deputado estadual que participou da instituição do Dia da Consciência Negra e da implementação do SOS Racismo que, desde 1994, recebe denúncias de discriminação racial e encaminha aos órgãos competentes.
As denúncias ao SOS Racismo podem ser feitas por meio do número 0800 77 33 886, ou presencialmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Outra alternativa para registrar as queixas é enviá-las por meio do e-mail do serviço: sosracismo.@al.sp.gov.br.
As vítimas devem informar o seu nome completo, telefone, endereço e testemunhas.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações