Alesp celebra primeiro ano da lei que institui o Dia Estadual do Programa Mãos Que Ajudam

Data é comemorada anualmente em 24 de julho, em homenagem a participantes de ajuda humanitária
25/07/2022 13:45 | Dia Estadual do Programa Mãos Que Ajudam | Matias Patrone / Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar:

Ação beneficente Programa Mãos Que Ajudam<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2022/fg289699.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ação beneficente Programa Mãos Que Ajudam<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2022/fg289701.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ação beneficente Programa Mãos Que Ajudam<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2022/fg289700.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo celebra, nesta semana, o primeiro ano da Lei 17.391/2021, que institui o Dia Estadual do Programa Mãos Que Ajudam. A data é comemorada anualmente em 24 de julho.

O programa é uma iniciativa permanente de ajuda humanitária promovida pelos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desde o início do século 21. O apoio comunitário também conta com parcerias com empresas privadas, órgãos governamentais, veículos de comunicação, ONGs e outras instituições religiosas.

As ações realizadas pela Igreja ultrapassam as fronteiras do Estado de São Paulo e já alcançaram todas as capitais do Brasil. Eles já participaram de reformas em escolas públicas, assistências em hospitais, orfanatos, creches e asilos, recuperação e limpeza de praças, parques e praias, doação de sangue, além de mão de obra voluntária e ajuda material em situações de emergência e calamidade pública.

O serviço voluntário já foi reconhecido e premiado pela ONU, em uma reunião realizada em Genebra, na Suíça, em 2001. Anualmente, o programa elege um dia e realiza uma ação social com movimentação a nível nacional.

A data comemorativa instituída pela legislação, aprovada em 2019 após votação dos parlamentares da Alesp, visa dar visibilidade, lembrar e homenagear a iniciativa humanitária. E, também, para que as ações do programa sejam lembradas e incentivadas no dia 24 de julho todo ano.

As primeiras atividades realizadas pelo programa aconteceram nas cidades de Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo. O Onda Limpa é o primeiro programa de voluntariado, tinha como objetivo recolher e limpar o lixo das praias em algumas cidades no litoral. A limpeza movimentou cerca de três mil jovens que deram suporte à causa.

São Paulo também recebeu atividades dos voluntários do Programa Mãos que Ajudam, a Ação Mãos e Coração promoveu serviços a favor da educação e projetos para a área de saúde.

alesp